N.º 43 (2023): Fluxo contínuo

Dossiê Educação Infantil: políticas públicas, práticas pedagógicas e formação de professores

n. 43, (jan./abr. 2023)

 

 

Publicado: 2023-01-23

Editorial

  • Educação Infantil: políticas públicas, práticas pedagógicas e formação de professores

    Ligia de Carvalho Abões Vercelli, Adriana Aparecida de Lima Terçariol
    e24371
    DOI: https://doi.org/10.5585/43.2023.24371

Entrevista

Dossiê n. 43 "Educação Infantil: políticas públicas, práticas pedagógicas e formação de professores"

  • A educação infantil e as condições de trabalho docente no plano municipal de educação de uma cidade do interior da Bahia

    Érika da Cruz Gonçalves Noberto, Michael Daian Pacheco Ramos, Osni Oliveira Noberto da Silva
    e23615
    DOI: https://doi.org/10.5585/43.2023.23615
  • Contribuições da supervisão escolar na transição das crianças da educação infantil ao ensino fundamental

    Luciana Ramalho Santana Mandu, Lígia de Carvalho Abões Vercelli
    e23982
    DOI: https://doi.org/10.5585/43.2023.23982
  • Brincar, fotografar, produzir culturas: experiências estéticas de crianças na creche

    Marta Regina Paulo da Silva, Vanilza Ramos Rodrigues Oliveira
    e23634
    DOI: https://doi.org/10.5585/43.2023.23634
  • A Matemática na prática dos professores de Educação Infantil

    Cibelli Batista Belo, Tania Teresinha Bruns Zimer
    e23816
    DOI: https://doi.org/10.5585/43.2023.23816
  • Prospecções do ensino de arte na Educação Infantil: currículo, políticas públicas e suas aproximações com as práticas pedagógicas

    Regina Ridão Ribeiron de Paula, Ercilia Maria Angeli Teixeira de Paula
    e23787
    DOI: https://doi.org/10.5585/43.2023.23787
  • Docência masculina na educação infantil: será esse um espaço somente de mulheres?

    Leonardo Felipe Gonçalves Duarte, Rodrigo Gonçalves Duarte, Ida Carneiro Martins
    e23762
    DOI: https://doi.org/10.5585/43.2023.23762
  • Práticas Pedagógicas da Educação Infantil: olhares da coordenação pedagógica do município de Sobral – Ceará

    Maria Keila de Araújo Carneiro, Francisco Cartegiano de Araújo Nascimento, Cecília Rosa Lacerda
    e23891
    DOI: https://doi.org/10.5585/43.2023.23891
  • Violência sexual e literatura infantil: uma ferramenta pedagógica de proteção contra as violações de direitos das crianças

    Rosana Trindade de Matos, Márcio de Oliveira
    e23892
    DOI: https://doi.org/10.5585/43.2023.23892
  • Diálogos sobre alfabetização e letramento no universo da Educação Infantil

    Aline Juliana Oja Persicheto, Marcia Cristina Argenti
    e23895
    DOI: https://doi.org/10.5585/43.2023.23895
  • Práticas de leitura e contação de histórias: potencializando o desenvolvimento de atitudes leitoras na infância

    Geuciane Felipe Guerim Fernandes, Katya Luciane de Oliveira
    e23904
    DOI: https://doi.org/10.5585/43.2023.23904
  • Implicações da formação continuada em serviço promovida pela coordenação pedagógica à qualificação da prática docente na Educação Infantil

    Andreia Roncaglio Geraldo, Rita Buzzi Rausch
    e23880
    DOI: https://doi.org/10.5585/43.2023.23880
  • As hortas escolares nas práticas pedagógicas das professoras de Educação Infantil

    Viviane Andrade Bandeira, Dulcimeire Aparecida Volante Zanon
    e23825
    DOI: https://doi.org/10.5585/43.2023.23825
  • Narrativas autobiográficas sobre o planejamento das aulas de educação física na Educação Infantil

    Julia dos Santos Pereira, Julia Santos de Moraes, Murilo Eduardo dos Santos Nazário
    e23868
    DOI: https://doi.org/10.5585/43.2023.23868
  • Valorização da profissão docente na Educação Infantil: desafios à garantia de direitos

    Maria Luiza Rodrigues Flores, Mariane Vieira Gonçalves, Juliane Rodrigues Gonçalves
    e23870
    DOI: https://doi.org/10.5585/43.2023.23870
  • Educação Infantil e Ciências da Natureza: iniciação à investigação científica

    Tatiana Schneider Vieira de Moraes, Maíra Isabel Zibordi
    e23887
    DOI: https://doi.org/10.5585/43.2023.23887
  • O papel da atividade física na aprendizagem motora e desenvolvimento infantil

    Vinicius da Silva Freitas, Yuri Alexander dos Santos Rôas, José Roberto Gonçalves de Abreu
    e23893
    DOI: https://doi.org/10.5585/43.2023.23893
  • Memórias de infâncias brincantes na formação para a docência da Educação Infantil

    Claudia da Silva Santana
    e23845
    DOI: https://doi.org/10.5585/43.2023.23845
  • O livro-brinquedo na Educação Infantil: uma vivência com a ratinha ninoca

    Evani Andreatta Amaral Camargo, Aline Patricia Campos Tolentino de Lima, Simone Mateus
    e23872
    DOI: https://doi.org/10.5585/43.2023.23872
  • Docência durante a pandemia de COVID-19: aspectos metacognitivos de professoras da Educação Infantil

    Eliane Vanderlei Ferreira, Welington Francisco
    e23938
    DOI: https://doi.org/10.5585/43.2023.23938
  • Ressignificando a prática pedagógica com metodologias ativas: um relato de experiência na educação infantil

    Isabel Cristina Bertan Gonçalves de Oliveira, Kellen Jacobsen Follador
    e23900
    DOI: https://doi.org/10.5585/43.2023.23900
  • Desenvolvimento infantil, atividade e linguagem: implicações para a formação e as práticas pedagógicas de professores de Educação Infantil

    Ana Maria Esteves Bortolanza, Cíntia Resende Corrêa, Marisângela Nandi Veronez
    DOI: https://doi.org/10.5585/43.2023.23879
  • Concepções de uma coordenadora pedagógica sobre a organização do trabalho pedagógico na educação infantil

    Livia Maria Oliveira dos Santos Silva, Sônia Regina dos Santos Teixeira
    DOI: https://doi.org/10.5585/43.2023.23899

Artigos

Resenhas