Perspectivas pós-críticas na Educação Física: articulações possíveis às metodologias ativas de ensino
DOI:
https://doi.org/10.5585/43.2023.22777Palavras-chave:
educação física, metodologias ativas, pós-críticaResumo
Objetivou-se mapear os trabalhos pautados nos empreendimentos teórico-metodológicos das perspectivas pós-críticas na Educação Física e articular possíveis relações com as metodologias ativas de ensino. A fundamentação teórico-metodológica subsidia-se nos estudos pós-críticos, a partir de Paraíso e Meyer. O método utilizado no estudo foi a revisão bibliográfica, com abordagem de pesquisa qualitativa do tipo descritiva-analítica. Para a coleta dos dados foi utilizada a base de dados Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, no mês de Março de 2020, buscando os descritores “pós-crítico e educação física”. Como resultado foram encontrados 15 trabalhos, dos quais produziram-se três eixos analítico-temáticos, sendo estes: Lazer, Gênero e Currículo. No que diz respeito às metodologias ativas de ensino, sua articulação às teorias pós-críticas se apresentou a partir do eixo Currículo, no subeixo Currículo Cultural e as propostas pedagógicas nele descritas.
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