Chamada de Dossiê - n. 43 jan./abr. 2023

Dossiê “Educação Infantil: políticas públicas, práticas pedagógicas e formação de professores

 Revista Dialogia n. 43 (jan./abr. 2023)


Submissões: até 20 de fevereiro 2023 – clique aquiSUBMISSÕES ENCERRADAS!

Formato dos textos: ABNT e Normas de Publicação de Dialogia – acesse em Diretrizes para Autores.

Idiomas: Português, Inglês, Francês, Italiano e Espanhol.

 

O Dossiê do número 43 da Revista Dialogia elegeu para esta chamada a temática “Educação Infantil: políticas públicas, práticas pedagógicas e formação de professores”. Ao recuperarmos o percurso histórico desse segmento da Educação, recordamos que somente em 1996, com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases (LDB - lei nº 9394), a Educação Infantil foi reconhecida oficialmente como a primeira etapa da Educação Básica. A partir daquele momento até a atualidade, políticas públicas federais e municipais foram homologadas; práticas pedagógicas, formação inicial e permanente dos professores repensadas, a fim de que os bebês e as crianças exerçam seus direitos, seus anseios e saberes por meio de suas vozes e ações. Porém, apesar das conquistas pedagógicas e governamentais, nesse campo, observamos que ainda há muito o que avançar para que os direitos fundamentais das crianças pequenas sejam respeitados e efetivados em ações concretas, quer no âmbito da escola, quer no âmbito da comunidade escolar mais ampla. Para este número, a Dialogia acolherá pesquisas que apresentem discussões sobre políticas públicas, práticas educacionais e formação docente a respeito dos problemas, desafios e soluções pedagógicas, metodológicas e administrativas para essa etapa de ensino.

Editoras

Profa. Dra. Adriana Aparecida de Lima Terçariol (PROGEPE/PPGE -UNINOVE)

Profa. Dra. Lígia de Carvalho Abões Vercelli  (PROGEPE/UNINOVE)

 

Contatos para suporte

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Assistente Editorial

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Bibliotecária - CRB-8/7474