Experiências formativas no Estágio Curricular em Educação Física: ensino remoto emergencial
DOI:
https://doi.org/10.5585/43.2023.23005Palavras-chave:
ensino remoto, estágio curricular, formação de professoresResumo
O estudo teve como objetivo identificar as lacunas e as potencialidades do Estágio na formação de professores de Educação Física em tempos de pandemia. Trata-se de um estudo de caso, sendo descritivo e qualitativo. Participaram dez estudantes de licenciatura em Educação Física de uma universidade pública do estado do Ceará. Foi utilizado um questionário semiestruturado, aplicado on-line através da plataforma Google Forms. Como aporte teórico-metodológico, consideramos especialmente os estudos de Ghedin, Oliveira e Almeida (2015), Pimenta e Lima (2017) e Zabalza (2014). Evidenciamos como lacunas, a baixa comunicação entre a universidade formadora e a escola-campo, a inviabilidade de atender à proposta pedagógica de Estágio em virtude do calendário acadêmico, a escassez de materiais didático-metodológicos e o acesso à internet fixa e de qualidade. Como potencialidades, os estagiários elencaram, por exemplo, o contato com as ferramentas tecnológicas digitais e a melhoria nas tomadas de decisão diante dos desafios do processo de ensino-aprendizagem.
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