A formação de leitores via Transposição Didática em quadrinhos: análise da obra literária “Os Miseráveis” de Victor Hugo
DOI:
https://doi.org/10.5585/43.2023.23627Palavras-chave:
história em quadrinhos, letramento, literaturaResumo
Tem como objetivo compreender o processo de alfabetização, letramento e formação de leitores na perspectiva da transposição didática da literatura clássica em história em quadrinhos para os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Adotamos a abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação, tendo como participantes crianças de uma turma de educação infantil. As atividades relacionadas com a obra clássica “Os Miseráveis” nos proporcionaram compreender que o processo de letramento foi bem percebido durante a realização das atividades. Esse processo foi significativo para que as crianças ampliassem o seu conhecimento de mundo. A pesquisa evidenciou também que a partir das atividades realizadas na leitura da obra literária, a maioria dos alunos se encontra em um nível de letramento acima do que se espera para sua faixa etária.
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