A formação de leitores via Transposição Didática em quadrinhos: análise da obra literária “Os Miseráveis” de Victor Hugo

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5585/43.2023.23627

Palabras clave:

história em quadrinhos, letramento, literatura

Resumen

Tem como objetivo compreender o processo de alfabetização, letramento e formação de leitores na perspectiva da transposição didática da literatura clássica em história em quadrinhos para os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Adotamos a abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação, tendo como participantes crianças de uma turma de educação infantil. As atividades relacionadas com a obra clássica “Os Miseráveis” nos proporcionaram compreender que o processo de letramento foi bem percebido durante a realização das atividades. Esse processo foi significativo para que as crianças ampliassem o seu conhecimento de mundo. A pesquisa evidenciou também que a partir das atividades realizadas na leitura da obra literária, a maioria dos alunos se encontra em um nível de letramento acima do que se espera para sua faixa etária.

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Biografía del autor/a

Artenizia Leonel Dias, Universidade Federal do Tocantins – UFT

Mestra em Educação

 

Gustavo Cunha de Araújo, Universidade Federal do Norte do Tocantins – UFNT

Doutor em Educação

 

Citas

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Publicado

2023-04-05

Cómo citar

DIAS, Artenizia Leonel; ARAÚJO, Gustavo Cunha de. A formação de leitores via Transposição Didática em quadrinhos: análise da obra literária “Os Miseráveis” de Victor Hugo. Dialogia, [S. l.], n. 43, p. e23627, 2023. DOI: 10.5585/43.2023.23627. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/dialogia/article/view/23627. Acesso em: 19 oct. 2024.

Número

Sección

Artigos