Brincar, fotografar, produzir culturas: experiências estéticas de crianças na creche

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/43.2023.23634

Palavras-chave:

fotografias, culturas infantis, creche, crianças

Resumo

O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que objetivou compreender como as crianças pequenas, a partir de sua produção fotográfica, leem e comunicam o mundo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que teve como procedimentos metodológicos a análise de fotografias produzidas por crianças de 3 anos em uma creche municipal da Região do Grande ABC, SP e entrevistas com educadoras. Como referencial teórico, dialogou com os estudos da infância. A análise dos dados demonstra que as crianças se entregam ao ato de fotografar com alegria e empoderamento e produzem imagens que denotam curiosidade, criatividade, imaginação, sensibilidade e investigação. Suas fotografias apresentam uma leitura de mundo aberta à novidade, em que criam novos e diferentes sentidos. Contudo, verifica-se que a fotografia ainda é pouco utilizada no cotidiano educacional como forma expressiva das crianças, o que desvela a necessidade de processos formativos sobre sua importância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marta Regina Paulo da Silva, Universidade Municipal de São Caetano do Sul – USCS

Doutora em Educação

 

Vanilza Ramos Rodrigues Oliveira, Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS

 Pedagoga

Referências

AGAMBEN, Giorgio. Profanações. São Paulo: Bomtempo, 2007. (Marxismo e Literatura).

ARROYO, Miguel González. O significado da infância. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL, 1994, Brasília. Anais [...]. Brasília: Ministério de Educação e Cultura, 1994. Online.

BENJAMIM, Walter. Obras escolhidas II: Rua de mão única. 5. ed. São Paulo: Brasiliense, 1995.

BENJAMIN, Walter. Reflexões: a criança, o brinquedo, a cultura. Campinas: Summus, 1984. (Novas Buscas em Educação, v. 17).

BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, jan./abr. 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/Ycc5QDzZKcYVspCNspZVDxC/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 10 dez. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Brasília: MEC, SEB, 2010.

CARRIERI, André. Por uma alfabetização da “câmera interna”. 2018. Disponível em: https://blog.institutosingularidades.edu.br/por-uma-alfabetizacao-da-camera-interna/ Acesso em: 10 dez. 2022.

CARRIERI, André. Professora, a câmera é o seu brinquedo! 2014. Disponível em: https://www.dialogosviagenspedagogicas.com.br/blog/professora-a-camera-e-o-seu-brinquedo Acesso em 10 dez. 2022.

CUNHA, Susana Rangel Vieira da. As imagens na Educação Infantil: uma abordagem a partir da Cultura Visual. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 11, n. 19, jan./jul. 2009. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2009n19p26 Acesso em: 10 dez. 2022.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Coleção Leitura).

GOBBI, Marcia; FINCO, Daniela. Tod@s na foto: meninos e meninas fotografam o cotidiano no Assentamento Dom Tomás Balduíno. Trama Interdisciplinar, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 44-57, 2011. Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/4418 Acesso em: 10 dez. 2022.

HORN, Maria da Graça Souza. Brincar e interagir nos espaços da escola infantil. Porto Alegre: Penso, 2017.

KOHAN, Walter Omar. A infância da educação: o conceito devir-criança. In: KOHAN, Walter Omar (ed.). Lugares da infância: filosofia. Rio de Janeiro: DP&A, 2004a.

KOHAN, Walter Omar. Apontamentos filosóficos para uma (nova) política e uma (também nova) educação da infância. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 27., 2004. Anais [...]. Caxambu: ANPEd, 2004b. Online. Disponível em: http://27reuniao.anped.org.br/diversos/te_walter_kohan.pdf Acesso em: 12 jan. 2023.

LEITE, César Donizete Pereira. Infância, experiência e tempo. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011. (Coleção PROPG Digital ‒ Unesp).

LEITE, César Donizete Pereira; CHISTÉ, Bianca. Imagens de crianças: travessias do universo infantil. Educação, Porto Alegre, v. 38, n. 2, p. 272-279, mai./ago. 2015. (Dossiê – Educação Especial e Psicanálise). Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/17764 Acesso em: 12 jan. 2023.

LEITE, César Donizete Pereira; LEITE, Adriana Regina Isler Pereira. Imagens como epígrafe: Imagens lúdicas de experiência infantil. Revista Aleph, Niterói, ano XI, n. 22, p. 81-96, 2014. (Dossiê – Infância e arte de brincar: educação em movimento). Disponível em: https://periodicos.uff.br/revistaleph/article/view/39079 Acesso em: 12 jan. 2023.

MALAGUZZI, Lóris. História, ideias e filosofia básica. In: EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella; FORMAN, George. As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999. p. 59-104.

ROUILLÉ, André. A fotografia entre o documento e arte contemporânea. São Paulo: Senac, 2009.

SILVA, Marta Regina Paulo da. Por uma educação infantil emancipatória: a vez e a voz das crianças e de suas professoras. Cadernos de Educação, Pelotas, n. 58, p. 83-100, 2017. (Dossiê – Encontro sobre o poder escolar). Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/view/12370 Acesso em: 10 dez. 2022.

SILVA, Marta Regina Paulo da; FASANO, Edson. Crianças e infâncias em Paulo Freire. In: SILVA, Marta Regina Paulo da; MAFRA, Jason Ferreira (org.). Paulo Freire e a educação das crianças. São Paulo: BT Acadêmica, 2020.

SILVA, Marta Regina Paulo da; SCHIFINO, Reny Scifoni. Leituras de mundo através de um click: infâncias e fotografia. In: DORNELLES, Leni Vieira; LIMA, Patrícia de Moraes (org.). Por uma luta em defesa dos direitos das crianças: corpo e cultura. Goiânia: Editora Vieira, 2019. E-book.

TOURINHO, Irene. Cultura Visual e escola. Salto para o Futuro, Rio de Janeiro, boletim n. 9, p. 4-8, ago. 2011.

VALERIO, Viviane Graciele de Araujo. As interações e o brincar na e com a natureza: construindo uma infância desemparedada na creche. 2021. 212 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Municipal de São Caetano do Sul, São Caetano do Sul, 2021.

Downloads

Publicado

05.04.2023

Como Citar

SILVA, Marta Regina Paulo da; OLIVEIRA, Vanilza Ramos Rodrigues. Brincar, fotografar, produzir culturas: experiências estéticas de crianças na creche. Dialogia, [S. l.], n. 43, p. e23634, 2023. DOI: 10.5585/43.2023.23634. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/dialogia/article/view/23634. Acesso em: 19 out. 2024.

Edição

Seção

Dossiê n. 43 "Educação Infantil: políticas públicas, práticas pedagógicas e formação de professores"