Práticas Pedagógicas da Educação Infantil: olhares da coordenação pedagógica do município de Sobral – Ceará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/43.2023.23891

Palavras-chave:

Educação Infantil, práticas pedagógicas, políticas públicas

Resumo

A prática pedagógica é a ação docente, realizada com a intencionalidade de educar e guiada por metodologias condizentes com o propósito pedagógico. Neste sentido, o presente estudo teve como objetivo analisar as práticas vivenciadas no dia a dia da instituição de Educação Infantil, sob o olhar da coordenação pedagógica, tendo como referência um Centro de Educação Infantil situado no município de Sobral - Ceará. A metodologia voltou-se para uma investigação de abordagem qualitativa e de caráter descritivo com apoio na análise documental e nos relatos de experiências dos coordenadores pedagógicos da educação infantil. O referencial teórico dialoga com as proposições de Barbosa (2006), Fochi (2015; 2023), Franco (2012; 2015), Oliveira-Formosinho (2019), Proença (2018) e Santiago e Neto (2016). Os dados indicam relativo distanciamento entre o fazer das professoras de bebês e crianças pequenas e o que orientam os documentos que compõem a política pública de educação infantil no âmbito municipal.

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Biografia do Autor

Maria Keila de Araújo Carneiro, Universidade Estadual do Ceará – UECE

Mestranda em Educação e Ensino

 

Francisco Cartegiano de Araújo Nascimento, Universidade Federal do Ceará – UFC

Mestrando em Educação Brasileira

 

                                                                      

Cecília Rosa Lacerda, Universidade Estadual do Ceará – UECE

 Doutora em Educação Brasileira

 

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Publicado

17.04.2023

Como Citar

DE ARAÚJO CARNEIRO, Maria Keila; DE ARAÚJO NASCIMENTO, Francisco Cartegiano; LACERDA, Cecília Rosa. Práticas Pedagógicas da Educação Infantil: olhares da coordenação pedagógica do município de Sobral – Ceará. Dialogia, [S. l.], n. 43, p. e23891, 2023. DOI: 10.5585/43.2023.23891. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/dialogia/article/view/23891. Acesso em: 19 out. 2024.

Edição

Seção

Dossiê n. 43 "Educação Infantil: políticas públicas, práticas pedagógicas e formação de professores"