N.º 39 (2021): Fluxo contínuo

Dossiê Retratos de Escolas: estudos sobre a escolarização em diferentes contextos e territórios educativos

n. 39, set./dez. 2021 

Publicado: 2021-09-28

Editorial

  • Retratos de escolas: estudos sobre a escolarização em diferentes contextos e territórios educativos

    Adriana Aparecida de Lima Terçariol, Rosiley Aparecida Teixeira
    e21073
    DOI: https://doi.org/10.5585/39.2021.21073

Entrevista

Dossiê n. 39 “Retratos de Escolas: estudos sobre a escolarização em diferentes contextos e territórios educativos”

  • Representatividade institucional frente a (des)construção de identidade e subjetividade no século XXI: a “tão sonhada” inclusão

    Thyara Fiorillo Resende, Lívia Fabiana Saço, Eliana Lucia Ferreira
    e20533
    DOI: https://doi.org/10.5585/39.2021.20533
  • Trajetórias escolares em contexto social desfavorável e as reformas educacionais recentes no Brasil

    Vanessa Gomes de Castro, Fernando Tavares Júnior
    e20580
    DOI: https://doi.org/10.5585/39.2021.20580
  • O curso pedagogia da terra e a formação de educadores do MST: abordagens das produções científicas

    Marle Aparecida Fideles de Oliveira Vieira, Valdete Côco
    e20625
    DOI: https://doi.org/10.5585/39.2021.20625
  • “É assim que se é criança”: quando a infância silencia na Educação Infantil (e na vida)

    Amanda Silva de Medeiros, Suely Scherer
    e20614
    DOI: https://doi.org/10.5585/39.2021.20614
  • Visitando memórias, descobrindo sentidos – a escuta de egressos do programa curumim do sesc

    Silvio Luiz da Costa, Cleusa Vieira da Costa, Tayna Meireles de Morais
    e20626
    DOI: https://doi.org/10.5585/39.2021.20626
  • Um arquivo aberto de Ana Luísa Janeira: a transformação pela viagem

    Judite Zamith Cruz
    e20602
    DOI: https://doi.org/10.5585/39.2021.20602
  • Narrativas da pandemia: de professora experiente à coordenadora pedagógica iniciante de creche

    Márcia Tostes Costa da Silva, Thatiana Francelino Guedes Pineda, Maria da Graça Nicoletti Mizukami
    e20623
    DOI: https://doi.org/10.5585/39.2021.20623
  • Aprendizagem e inclusão em espaço de educação não formal: relato de experiência

    Talita Perussi Vasconcellos, Rosimeire Maria Orlando
    e20209
    DOI: https://doi.org/10.5585/39.2021.20209
  • Práticas tecnológicas na educação inclusiva durante a pandemia do COVID-19

    Maitê Vitorino, Bruna Carolina de Lima Siqueira dos Santos, Verônica Gesser
    e20616
    DOI: https://doi.org/10.5585/39.2021.20616
  • Perfil sociodemográfico e da violência de alunos da educação básica de escolas do Rio de Janeiro

    Marina Maldonado Marins Lopes, Maria Pires Domingues Cardoso Guedes, Sônia Cristina Soares Dias Vermelho
    e20624
    DOI: https://doi.org/10.5585/39.2021.20624
  • Educação inclusiva em tempos de pandemia: assistência aos estudantes da educação especial por meio da educação remota

    Gilda Fernandes Silva Rocha, Márcia de Freitas Vieira
    e20600
    DOI: https://doi.org/10.5585/39.2021.20600
  • Desigualdades e pandemia de COVID-19: contribuições para o debate sobre as particularidades socio-históricas, educacionais e das juventudes do Brasil

    Francisca Rejane Bezerra Andrade
    e20612
    DOI: https://doi.org/10.5585/39.2021.20612
  • Planejamento na educação infantil: entre necessidades, saberes e práticas

    Adriana Nicolaio, Marcela Pontarolo Gruvald, Daiana Camargo
    e20594
    DOI: https://doi.org/10.5585/39.2021.20594
  • O planejamento de práticas pedagógicas alfabetizadoras em tempos de pandemia: desafios e possibilidades

    Patrícia Ignácio, Caroline Braga Michel
    e20620
    DOI: https://doi.org/10.5585/39.2021.20620
  • A educação do campo: um estudo sobre as condições das escolas dos assentamentos de reforma agrária

    Vitor Machado, Amanda Matheus Tsuchiya
    e20630
    DOI: https://doi.org/10.5585/39.2021.20630
  • Google for education: estudo de caso na rede municipal de Salvador, Bahia

    Tania Maria Hetkowski, Taise Passos Cilindro
    e20621
    DOI: https://doi.org/10.5585/39.2021.20621

Artigos