Práticas tecnológicas na educação inclusiva durante a pandemia do COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/39.2021.20616

Palavras-chave:

deficiência, inclusão, inovação educacional, tecnologias

Resumo

O contexto marcado pela pandemia do COVID-19, trouxe diversos desafios, no campo da educação. Escolas precisaram se reorganizar, visando garantir o atendimento aos alunos, nesse contexto, a tecnologia foi encontrada como uma solução para intermediar esse processo. Estudos que abordam essa nova perspectiva já podem ser encontrados, contudo, no presente estudo, chamamos atenção para um ângulo por vezes tangenciado, que é o objeto desta pesquisa: multiplicidades, em especial o atendimento aos alunos com deficiência. O que nos instiga a questionar: Quais metodologias e recursos tecnológicos estão sendo adotados pelos professores da educação inclusiva, para garantir o atendimento educacional. O estudo caracteriza-se como exploratório e qualitativo. A coleta de dados foi realizada através da técnica de grupo focal. Os dados, coletados foram analisados por meio da metodologia da Análise Textual Discursiva – ATD. Os resultados da pesquisa, apontam desafios, potencialidades, estratégias e desafios pessoais.

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Biografia do Autor

Maitê Vitorino, Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI

Especialista em Inovação na Educação

Bruna Carolina de Lima Siqueira dos Santos, Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI

Mestre em Educação

Verônica Gesser, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Doutora em Educação

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Publicado

22.11.2021

Como Citar

VITORINO, Maitê; SANTOS, Bruna Carolina de Lima Siqueira dos; GESSER, Verônica. Práticas tecnológicas na educação inclusiva durante a pandemia do COVID-19. Dialogia, [S. l.], n. 39, p. e20616, 2021. DOI: 10.5585/39.2021.20616. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/dialogia/article/view/20616. Acesso em: 19 out. 2024.

Edição

Seção

Dossiê n. 39 “Retratos de Escolas: estudos sobre a escolarização em diferentes contextos e territórios educativos”