n. 39 (2021): Fluxo contínuo

Dossiê Retratos de Escolas: estudos sobre a escolarização em diferentes contextos e territórios educativos

n. 39, set./dez. 2021 

Publicado: 28.09.2021

Editorial

  • Retratos de escolas: estudos sobre a escolarização em diferentes contextos e territórios educativos

    Adriana Aparecida de Lima Terçariol, Rosiley Aparecida Teixeira
    e21073
    DOI: https://doi.org/10.5585/39.2021.21073

Entrevista

Dossiê n. 39 “Retratos de Escolas: estudos sobre a escolarização em diferentes contextos e territórios educativos”

  • Representatividade institucional frente a (des)construção de identidade e subjetividade no século XXI: a “tão sonhada” inclusão

    Thyara Fiorillo Resende, Lívia Fabiana Saço, Eliana Lucia Ferreira
    e20533
    DOI: https://doi.org/10.5585/39.2021.20533
  • Trajetórias escolares em contexto social desfavorável e as reformas educacionais recentes no Brasil

    Vanessa Gomes de Castro, Fernando Tavares Júnior
    e20580
    DOI: https://doi.org/10.5585/39.2021.20580
  • O curso pedagogia da terra e a formação de educadores do MST: abordagens das produções científicas

    Marle Aparecida Fideles de Oliveira Vieira, Valdete Côco
    e20625
    DOI: https://doi.org/10.5585/39.2021.20625
  • “É assim que se é criança”: quando a infância silencia na Educação Infantil (e na vida)

    Amanda Silva de Medeiros, Suely Scherer
    e20614
    DOI: https://doi.org/10.5585/39.2021.20614
  • Visitando memórias, descobrindo sentidos – a escuta de egressos do programa curumim do sesc

    Silvio Luiz da Costa, Cleusa Vieira da Costa, Tayna Meireles de Morais
    e20626
    DOI: https://doi.org/10.5585/39.2021.20626
  • Um arquivo aberto de Ana Luísa Janeira: a transformação pela viagem

    Judite Zamith Cruz
    e20602
    DOI: https://doi.org/10.5585/39.2021.20602
  • Narrativas da pandemia: de professora experiente à coordenadora pedagógica iniciante de creche

    Márcia Tostes Costa da Silva, Thatiana Francelino Guedes Pineda, Maria da Graça Nicoletti Mizukami
    e20623
    DOI: https://doi.org/10.5585/39.2021.20623
  • Aprendizagem e inclusão em espaço de educação não formal: relato de experiência

    Talita Perussi Vasconcellos, Rosimeire Maria Orlando
    e20209
    DOI: https://doi.org/10.5585/39.2021.20209
  • Práticas tecnológicas na educação inclusiva durante a pandemia do COVID-19

    Maitê Vitorino, Bruna Carolina de Lima Siqueira dos Santos, Verônica Gesser
    e20616
    DOI: https://doi.org/10.5585/39.2021.20616
  • Perfil sociodemográfico e da violência de alunos da educação básica de escolas do Rio de Janeiro

    Marina Maldonado Marins Lopes, Maria Pires Domingues Cardoso Guedes, Sônia Cristina Soares Dias Vermelho
    e20624
    DOI: https://doi.org/10.5585/39.2021.20624
  • Educação inclusiva em tempos de pandemia: assistência aos estudantes da educação especial por meio da educação remota

    Gilda Fernandes Silva Rocha, Márcia de Freitas Vieira
    e20600
    DOI: https://doi.org/10.5585/39.2021.20600
  • Desigualdades e pandemia de COVID-19: contribuições para o debate sobre as particularidades socio-históricas, educacionais e das juventudes do Brasil

    Francisca Rejane Bezerra Andrade
    e20612
    DOI: https://doi.org/10.5585/39.2021.20612
  • Planejamento na educação infantil: entre necessidades, saberes e práticas

    Adriana Nicolaio, Marcela Pontarolo Gruvald, Daiana Camargo
    e20594
    DOI: https://doi.org/10.5585/39.2021.20594
  • O planejamento de práticas pedagógicas alfabetizadoras em tempos de pandemia: desafios e possibilidades

    Patrícia Ignácio, Caroline Braga Michel
    e20620
    DOI: https://doi.org/10.5585/39.2021.20620
  • A educação do campo: um estudo sobre as condições das escolas dos assentamentos de reforma agrária

    Vitor Machado, Amanda Matheus Tsuchiya
    e20630
    DOI: https://doi.org/10.5585/39.2021.20630
  • Google for education: estudo de caso na rede municipal de Salvador, Bahia

    Tania Maria Hetkowski, Taise Passos Cilindro
    e20621
    DOI: https://doi.org/10.5585/39.2021.20621

Artigos

  • Impactos da pandemia do novo coronavírus no contexto laboral na perspectiva de egressos do curso técnico em administração

    Nonato Assis de Miranda, Rosângela Sofiste Teodoro
    e19842
    DOI: https://doi.org/10.5585/39.2021.19842
  • Possibilidades e limitações da abordagem de questão sociocientífica na alfabetização científica e tecnológica de estudantes

    Robson Almeida Monteiro de Farias, Ruth do Nascimento Firme
    e19718
    DOI: https://doi.org/10.5585/39.2021.19718
  • Uma análise do contexto social, familiar e escolar em boku no hero (my hero academia): vai plus ultra!

    Masaaki Alvez Funakura, Fabiula Campos Fagundes Fagundes, Gelson Vanderlei Weschenfelder
    e20022
    DOI: https://doi.org/10.5585/39.2021.20022
  • O ensino de história da África na formação continuada de professores/as da educação básica: temas e encaminhamentos pedagógicos

    Delton Aparecido Felipe
    e20219
    DOI: https://doi.org/10.5585/39.2021.20219
  • A universidade federal do amapá e a comissão de heteroidentificação: entraves, desafios e possibilidades

    Miriam Carvalho da Silva, Elivaldo Serrão Custódio
    e20426
    DOI: https://doi.org/10.5585/39.2021.20426
  • A comunidade Mumbuca e as plantas medicinais: tecendo aproximações entre saberes tradicionais e ensino de química

    Junio Gonçalves de Almeida, Welington Francisco
    e20241
    DOI: https://doi.org/10.5585/39.2021.20241
  • Diversidade como princípio formativo: uma discussão sobre as práticas educativas de saberes tradicionais

    Alessandra Cristina Bernardino, Alexandre Vanzuita
    e20432
    DOI: https://doi.org/10.5585/39.2021.20432
  • Análise étnico-racial de imagens em livros didáticos de Biologia

    Michele Assis de Oliveira, Russel Teresinha Dutra da Rosa, Tanara Forte Furtado
    e20389
    DOI: https://doi.org/10.5585/39.2021.20389
  • Estado da questão: formação, identidade docente e a transformação pedagógica dos conteúdos de ensino em contexto com as relações étnico-raciais

    Francisco Joel Nascimento de Moura, Francisco Mirtiel Frankson Moura Castro
    e20433
    DOI: https://doi.org/10.5585/39.2021.20433
  • Almanaque digital: a “escrevivência” da mulher negra e as vozes silenciadas na literatura brasileira

    Denise Stefanoni Combinato, Gislaine Aparecida dos Reis, Deborah Caroline Ramos Bahiense
    e20429
    DOI: https://doi.org/10.5585/39.2021.20429
  • A educação das relações étnico-raciais no contexto da educação física: reflexões sobre a disciplinarização, o silenciamento e suas possibilidades

    Keylla Amélia Dares Silveira, Wilson Alviano Júnior
    e20452
    DOI: https://doi.org/10.5585/39.2021.20452
  • Dos aprendizados agrícolas às escolas agrotécnicas: a gênese da escola agrotécnica federal Dom Avelar Brandão Vilela em Petrolina-PE, no contexto histórico do ensino técnico federal no Brasil

    Inês Silva Guimarães, José Roberto Gomes Rodrigues
    e20761
    DOI: https://doi.org/10.5585/39.2021.20761
  • Círculos Epistemológicos: reflexões sobre uma abordagem de pesquisa freiriana

    Aline Accorssi, Julia Rocha Clasen, Álvaro Veiga Júnior
    e20418
    DOI: https://doi.org/10.5585/39.2021.20418
  • Pedagogia do oprimido, o manuscrito: do contexto histórico às tramas da obra

    Nádia Conceição Lauriti, Ligia de Carvalho Abões Vercelli
    e20738
    DOI: https://doi.org/10.5585/39.2021.20738