“É assim que se é criança”: quando a infância silencia na Educação Infantil (e na vida)
DOI:
https://doi.org/10.5585/39.2021.20614Palavras-chave:
infância, Educação Infantil, formaçãoResumo
Este artigo surge de uma pesquisa de doutorado em desenvolvimento e tem como objetivo problematizar o espaço ocupado pela infância em uma escola de Educação Infantil. Durante o primeiro semestre de 2021, no contexto pandêmico do coronavírus Sars-Cov-2, causador da doença Covid-19, foram acompanhados, por meio de observações e conversas, 23 crianças do grupo III (crianças de 3 anos de idade), e três professoras. Junto aos referenciais epistemológicos de infância, cartografia e complexidade, discute-se a infância e como ela tem sido considerada na sociedade e na educação. A partir disso, estabelece-se a Educação Infantil enquanto território e, por meio de uma retomada histórica, sua constituição indica que esta etapa é vista como uma política inferior, assim como seus habitantes: as crianças. Por fim, apresentam-se algumas discussões acerca do primeiro semestre de encontros na escola, em que o contexto pandêmico potencializou as formas de silenciamento das crianças. Conclui-se a urgência de uma nova possibilidade de Educação Infantil que deve ser buscada na infância.
Downloads
Referências
ABRAMOWICZ; Anete. Educação Infantil: implementar o exercício da infância. In: ABRAMOWICZ, Anete; TEBET, Gabriela Guarnieri (org.). Infância e Pós-estruturalismo. São Carlos: Pedro & João Editores, 2019.
ABRAMOWICZ, Anete; TEBET, Gabriela Guarnieri. Educação infantil: um balanço a partir do campo das diferenças. Pro-posições, v. 28, p. 182-203, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pp/a/wKGsHBbKDxhr7Gd7P4C8rSy/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 21 jun, 2021.
BARROS, Manoel de. Poesia Completa. São Paulo: Leya, 2013.
BARROS, Manoel de. Meu quintal é maior do que o mundo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2015.
BRASIL. Política Nacional de Educação Infantil: pelo direito das crianças de zero a seis anos à Educação. Ministério da Educação. Brasília, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/pol_inf_eduinf.pdf. Acesso em: 21 jun. 2021.
BRITO, Maria dos Remédios de. Da formação à deformação: para além da fundamentação. IXTLI: Revista Latinoamericana de Filosofía de la Educación, v. 3, n. 5, p. 85-104, 2016. Disponível em: http://ixtli.org/revista/index.php/ixtli/article/view/53. Acesso: em 21 jun. 2021.
CHISTÉ, Bianca Santos; MIZUSAKI, Renata Aparecida; ANDRADE, Fábio Santos de. Corpos resistentes e infâncias insubordinadas: produzindo outros sentidos na/para escola - Grupo de estudos pedagógicos. In: Seminário sobre infância e Pós-Colonialismo: pesquisa em busca de pedagogias descolonizadoras, 2., 2015. Campinas. Anais [...]. Campinas: UNICAMP, 2015. p. 249-263. Disponível em: https://www.fe.unicamp.br/eventos/infancia/anais.pdf. Acesso em: 21 jun. 2021.
COUTO, Mia. O rio das Quatro Luzes. In: A menina sem palavra: histórias de Mia Couto. São Paulo: Editora Companhia das Letras, 2013.
FRANCO, Vivian Nantes Muniz. Entre infâncias, narrativas e delírios: fora da escola, fora da matemática, fora do risco. 188f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande/MS, 2019. Disponível em: https://posgraduacao.ufms.br/portal/trabalho-arquivos/download/6076. Acesso em: 21 jun. 2021.
GALZERANI, Maria Carolina Bovério. Imagens entrecruzadas de infância e de produção de conhecimento em Walter Benjamin. In: FARIA, Ana Lúcia Goulart de; DEMARTINI, Zeila de Brito Fabri; PRADO, Patrícia Dias (org.). Por uma cultura da infância: metodologias de pesquisa com crianças. 2. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2005.
GUATTARI, Felix; ROLNIK, Suely. Micropolítica: cartografias do desejo. Petrópolis: Vozes, 1986.
KRAMER, Sonia. A política do pré-escolar no Brasil: a arte do disfarce. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2003.
KOHAN, Walter Omar. A devolver (o tempo d)a infância à escola. In: ABRAMOWICZ, Anete; TEBET, Gabriela Guarnieri (org.). Infância e Pós-estruturalismo. São Carlos: Pedro & João Editores, 2019.
KOHAN, Walter Omar. Infância, estrangeiridade e ignorância – Ensaios de filosofia e educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2007.
JIMÉNEZ, Juan Rámon. Segunda Antolojía Poética (1898-1918). Madrid: ESPASA, 1999.
LISPECTOR, Clarice. O Tempo. Rio de Janeiro: Rocco, 2014.
MATURANA, Humberto; VARELA, Francisco. A árvore do conhecimento. Trad: Jonas Pereira dos Santos. Campinas: Editora Psy II, 1995.
MEDEIROS, Amanda Silva de. Devires de Imagens: atitudes e matemática(s) construídas e praticadas por um grupo de crianças. 124 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande/MS, 2018. Disponível em: https://posgraduacao.ufms.br/portal/trabalho-arquivos/download/5888. Acesso em: 21 jun. 2021.
MEDEIROS, Amanda Silva de; CHIARI, Aparecida Santana de Souza. Por uma infância sem adiamentos: celulares nas mãos de crianças e suas desformações de modos de formar. ReDiPE: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação, v. 3, n. 1, p. 294-306, 2021. Disponível em: https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/ReDiPE/article/view/1568. Acesso em: 21 jun. 2021.
MORAES, Maria Candida de. Complejidad y currículo: por una nueva relación. Polis, v. 9, n. 25, p. 289-311, 2010. Disponível em: https://scielo.conicyt.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0718-65682010000100017. Acesso em: 21 jun. 2021.
RILKE, Rainer Maria. Cartas do poeta sobre a vida. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
ROLNIK, Suely. Cartografia sentimental: transformações contemporâneas do desejo. 2ª ed. Porto Alegre: Sulina, Editora da UFRGS, 2016.
SKILIAR, Carlos. As interrupções no corpo, a atenção, a ficção e a linguagem da infância. In: XAVIER, Ingrid Muller; KOHAN, Walter Omar (org.). Filosofar: aprender e ensinar. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012.
SAINT-EXUPÉRY, Antoine. O Pequeno Príncipe. Tradução de Bruno Anselmi Matangrano. São Paulo: Pé de Letra, 2016.
SILVA, Carmem Virgínia Moraes; FRANCISCHINI, Rosângela. O surgimento da educação infantil na história das políticas públicas para a criança no Brasil. Praxis Educacional, v.8, n. 12, p. 257-276, 2012. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/699. Acesso em: 21 jun. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Dialogia
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Resumo 562
- PDF 432