Planejamento na educação infantil: entre necessidades, saberes e práticas

Autores

  • Adriana Nicolaio Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG
  • Marcela Pontarolo Gruvald Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG
  • Daiana Camargo Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

DOI:

https://doi.org/10.5585/39.2021.20594

Palavras-chave:

educação infantil, planejamento, prática pedagógica

Resumo

Partimos da realidade vivenciada durante o Estágio Curricular Supervisionado de Docência e das vivências enquanto professoras-auxiliares e nos dedicamos a compreender qual a concepção das professoras sobre o planejamento. Buscamos fundamentos teóricos que nos auxiliaram a refletir sobre o planejamento, como os encontrados em Redin (2014) e Ostetto (2000; 2012). Os dados gerados foram obtidos por meio de questionários, categorizados e analisados com base no referencial teórico adotado. Apontamos algumas distorções entre a compreensão sobre o planejamento e o ato de planejar a prática pedagógica, o que aponta para a necessidade de formação constante e aprofundamento das discussões quanto ao que se faz e como se faz a prática pedagógica com a criança pequena.

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Biografia do Autor

Adriana Nicolaio, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Graduação

Marcela Pontarolo Gruvald, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Graduação

Daiana Camargo, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

 Doutora em Ciências da Educação 

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Publicado

06.12.2021

Como Citar

NICOLAIO, Adriana; GRUVALD, Marcela Pontarolo; CAMARGO, Daiana. Planejamento na educação infantil: entre necessidades, saberes e práticas. Dialogia, [S. l.], n. 39, p. e20594, 2021. DOI: 10.5585/39.2021.20594. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/dialogia/article/view/20594. Acesso em: 10 fev. 2025.

Edição

Seção

Dossiê n. 39 “Retratos de Escolas: estudos sobre a escolarização em diferentes contextos e territórios educativos”
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