O planejamento de práticas pedagógicas alfabetizadoras em tempos de pandemia: desafios e possibilidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/39.2021.20620

Palavras-chave:

alfabetização, pandemia, planejamento, prática pedagógica

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi compreender os desafios e as possibilidades encontradas por alfabetizadoras, de dois municípios do Rio Grande do Sul, no planejamento de suas práticas pedagógicas em tempos da COVID-19. A coleta de dados ocorreu por meio de questionário on-line. A análise, de cunho qualitativo e exploratório, pautou-se nas respostas de 28 professoras, tendo como subsídio os trabalhos de Menegolla e Sant’Anna (2014), Soares (2016), Nóvoa (2020), Dussel (2020), Moreira e Schlemmer (2020), entre outros. Os resultados mostraram que os principais desafios diziam respeito ao distanciamento físico, à quantidade de atividades propostas, ao tempo destinado à realização destas, bem como à necessidade de mediação, por parte das famílias, na execução do planejamento. Quanto às possibilidades, salienta-se o uso de ferramentas tecnológicas tanto para a manutenção do vínculo, quanto para o desenvolvimento das tarefas de forma autônoma.

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Biografia do Autor

Patrícia Ignácio, Universidade Federal do Rio Grande – FURG

Doutorado em Educação

Caroline Braga Michel, Universidade Federal do Rio Grande – FURG

Doutorado em Educação

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Publicado

15.12.2021

Como Citar

IGNÁCIO, Patrícia; MICHEL, Caroline Braga. O planejamento de práticas pedagógicas alfabetizadoras em tempos de pandemia: desafios e possibilidades. Dialogia, [S. l.], n. 39, p. e20620, 2021. DOI: 10.5585/39.2021.20620. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/dialogia/article/view/20620. Acesso em: 19 out. 2024.

Edição

Seção

Dossiê n. 39 “Retratos de Escolas: estudos sobre a escolarização em diferentes contextos e territórios educativos”