V. 19 N. 2 (2020): (jul./dez.)

Pubblicato: 2020-12-17

Editorial

  • Editorial

    Cleide Rita Silvério de Almeida, Elaine Teresinha Dal Mas Dias
    1-3
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v19n2.18878

Artigos

  • A educação social como eixo de trabalho nas medidas socioeducativas de semiliberdade

    Natalia Cardoso Marra
    4-14
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v19n2.14728
  • Formação do professor inclusivo à luz da Teoria Histórico-Cultural: uma análise da sua produção acadêmica (2008-2018)

    Márcia Mendes de Lima, Luciana Aparecida de Araújo, Claudia Aparecida Prates, Mauro Sergio Demício
    15-32
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v19n2.16774
  • Preconceito e educação infantil: a gênese dos comportamentos segregacionistas na primeira infância

    Alessandra Maria Martins Gaidargi-Garutti, José Eustáquio Romão
    33-47
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v19n2.18366
  • Formação continuada e trabalho didático: metodologia com base na pedagogia histórico-crítica

    Kleiton Ramires Pires Bezerra
    48-59
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v19n2.18124
  • Aula de Trabalho Pedagógico Coletivo (ATPC) na escola pública no estado de São Paulo: breves considerações críticas

    Jorge Luis Sansigolo Ribeiro, Viviane Oliveira da Silva, Celso do Prado Ferraz de Carvalho
    60-69
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v19n2.18171
  • O campo dos fundamentos da educação nas diretrizes curriculares nacionais de 2015

    Fabiane Laranjo Crizel, Suzane da Rocha Vieira Gonçalves, Renata Cristina Lopes Andrade
    70-82
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v19n2.18489
  • Currículos alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC): a experiência do município de Videira, SC

    Camila Regina Rostirola, Luiz Felipe Torcatto Zanella
    83-96
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v19n2.18460
  • Saberes culturais amazônicos e a cultura como práxis: uma análise sob a teoria do uso de Zygmunt Bauman

    Antonia Fladiana Nascimento dos Santos, Ângela do Céu Ubaiara Brito
    97-111
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v19n2.18485
  • Consciência histórica, história e cultura afro-brasileira num diálogo intertextual

    Sueli do Nascimento, Diogo da Silva Roiz
    112-125
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v19n2.16130
  • Apoio pedagógico e assistência estudantil: um estado da arte

    Carlos Eduardo Sampaio Burgos Dias
    126-145
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v19n2.18136
  • Contornos das políticas sociais (assistência-educação) à infância desvalida portuguesa (séculos XIX e XX)

    Ernesto Candeias Martins
    146-158
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v19n2.16823
  • Direito à educação e sua judicialização: aspectos fundamentais

    Marcelo Costa Ribeiro, Neide Pena, Ronaldo Júlio Baganha
    159-172
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v19n2.18112
  • Instituições e sujeitos: saberes e poderes no processo de reorganização/ocupação das escolas públicas do estado de São Paulo

    Anailton de Souza Gama, Roseli Trevisan Marques de Souza
    173-193
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v19n2.18261
  • A alfabetização, o letramento e a docência: reflexões necessárias

    Andreia Menarbini, Manuel Tavares Gomes
    194-206
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v19n2.18423
  • Letramento acadêmico: a prática da leitura no desenvolvimento acadêmico de alunos do curso de engenharia civil

    Felipe Correa da Rosa Leite, Veronice Camargo da Silva
    207-220
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v19n2.18290
  • Expectativas de graduandos de fisioterapia em relação à inserção do fisioterapeuta no mercado de trabalho

    Mariza Antonio Calongua, Janaína da Silva Gonçalves Fernandes
    221-233
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v19n2.17955
  • Apoio familiar no aporte financeiro para novos negócios resultantes de projetos educacionais

    Luiz Diego Vidal Santos, Francisco Sandro Rodrigues Holanda, Rayssa Juliane Souza Santos
    234-252
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v19n2.18378
  • A crítica à ciência moderna e um caminho para o diálogo em tempos de pós-verdade

    Lilian Veiga Vinhas, Maria Angela Boccara de Paula
    253-265
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v19n2.18373

Resenhas