Consciência histórica, história e cultura afro-brasileira num diálogo intertextual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v19n2.16130

Palavras-chave:

Consciência histórica, História e cultura afro-brasileira, Educação reflexiva.

Resumo

A pesquisa foi desenvolvida na linha de pesquisa História, Sociedade e Educação sobre o ensino da História e da Cultura Afro-Brasileira, com o objetivo de fomentar mudanças na consciência histórica, pela via transitiva ingênua freireana, e pela via prévia rüseniana, a partir do saber histórico dos/as acadêmicos/as dos cursos superiores em Engenharia da Computação, Tecnologia em Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Desenvolvimento de Jogos Digitais e Engenharia Civil, em 2018 e 2019. Os conteúdos integraram a elaboração e a representação narrativa da continuidade temporal – passado, presente e futuro -, com base: numa pesquisa-ação e num tratamento qualitativo dos dados, intermediados por linguagens culturais (obras literárias, filmes e documentários brasileiros) do século XVIII ao XXI, escolhidos entre os nomes mais representativos de cada área. A conclusão é que o processo de formação da consciência histórica foi atingido, tanto em relação à desconstrução das ideias maniqueístas e à linearidade histórica, quanto aos discursos racistas e egocentrados.

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Biografia do Autor

Sueli do Nascimento, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS/Unidade Paranaíba-MS)

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – Paranaíba/MS, graduada em Pedagogia, Letras e História, Professora no Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium.

Diogo da Silva Roiz, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS/Unidade Paranaíba-MS)

Pós-doutorado e doutor em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Professor na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

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Publicado

17.12.2020

Como Citar

NASCIMENTO, Sueli do; ROIZ, Diogo da Silva. Consciência histórica, história e cultura afro-brasileira num diálogo intertextual. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 112–125, 2020. DOI: 10.5585/cpg.v19n2.16130. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/cadernosdepos/article/view/16130. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos