A alfabetização, o letramento e a docência: reflexões necessárias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v19n2.18423

Palavras-chave:

Alfabetização, Escrita, Formação de professor, Leitura, Qualidade da educação.

Resumo

O artigo é o resultado da etapa de definição do referencial teórico da pesquisa de doutorado, base incontornável para a fundamentação e contextualização do problema de pesquisa, relacionado com a proposta de alfabetização do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa para a Educação Infantil. Discutimos os conceitos já produzidos que contextualizam a escrita, a leitura, a alfabetização e o letramento, em consonância aos processos e concepções existentes nessas áreas, com a ampliação da discussão para as questões da qualidade da alfabetização, do papel da escola e do docente. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa é de tipo qualitativo, documental, com o recurso à análise qualitativa dos dados coletados a partir da análise de discurso.

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Biografia do Autor

Andreia Menarbini, Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

Doutoranda em Educação pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE), na linha de Políticas Educacionais. Professora da Graduação do Centro Universitário Fundação Santo André.

Manuel Tavares Gomes, Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

Doutorado em Filosofia pela Universidade de Sevilha. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Nove de Julho (UNINOVE), na linha de Políticas Educacio-nais.

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Publicado

17.12.2020

Como Citar

MENARBINI, Andreia; GOMES, Manuel Tavares. A alfabetização, o letramento e a docência: reflexões necessárias. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 194–206, 2020. DOI: 10.5585/cpg.v19n2.18423. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/cadernosdepos/article/view/18423. Acesso em: 9 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos