A educação social como eixo de trabalho nas medidas socioeducativas de semiliberdade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v19n2.14728

Palavras-chave:

Medida socioeducativa de semiliberdade, Educação social, Adolescente infrator, Inclusão escolar.

Resumo

Os adolescentes que cometem atos infracionais cumprem medidas socioeducativas. Estas têm a finalidade de orientá-los e responsabilizá-los, apresentando outras oportunidades para a vida. A escola é um instrumento fundamental para que a medida socioeducativa gere os efeitos esperados. Assim, esta pesquisa visa discutir como uma escola que recebe vários jovens em cumprimento de medida de semiliberdade lida com os mesmos, tendo em vista a gestão escolar e a relação estabelecida entre os adolescentes e a instituição de ensino. Para a obtenção dos resultados analisados foram feitas entrevistas, visitas a campo e o acompanhamento de medidas socioeducativas de semiliberdade.

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Biografia do Autor

Natalia Cardoso Marra, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas

Doutora em Ciências Sociais, PUC Minas.

Referências

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Publicado

17.12.2020

Como Citar

MARRA, Natalia Cardoso. A educação social como eixo de trabalho nas medidas socioeducativas de semiliberdade. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 4–14, 2020. DOI: 10.5585/cpg.v19n2.14728. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/cadernosdepos/article/view/14728. Acesso em: 9 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos