Instituições e sujeitos: saberes e poderes no processo de reorganização/ocupação das escolas públicas do estado de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v19n2.18261Palavras-chave:
Reorganização, Ocupações, Memória, Educação Básica.Resumo
Neste artigo será apresentada uma análise discursiva da entrevista coletada em 2016 sobre o tema “A reorganização e as ocupações das escolas públicas do Estado em 2015”. Cabe informar que no presente texto procuramos resgatar a memória de uma mãe de um estudante que participou juntamente com o filho do movimento estudantil denominado ocupações. Destaca-se que tal registro representa parte da memória da participante. O trabalho analítico que objetiva apresentar alguns sentidos dessa memória está sustentado na abordagem metodológica presente no título Gestos de Leitura: da história do discurso, organizado por Eni Puccinelli Orlandi (2010), o qual, por sua vez, está embasado nos princípios de Análise do Discurso de linha francesa que tem como um dos expoentes Pêcheux (2006).
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