n. 41 (2022): Fluxo contínuo

Dossiê Gênero e sexualidade na Educação Escolar

n. 41, (maio/ago. 2022)

Publicado: 10.05.2022

Editorial

  • “Gênero e sexualidade na Educação Escolar”

    Ligia de Carvalho Abões Vercelli, Adriana Aparecida de Lima Terçariol
    e22798
    DOI: https://doi.org/10.5585/41.2022.22798

Entrevista

  • Gênero e sexualidade na Educação Escolar - Entrevista com André de Freitas Dutra

    Ligia de Carvalho Abões Vercelli, Adriana Aparecida de Lima Terçariol
    e22326
    DOI: https://doi.org/10.5585/41.2022.22326

Dossiê n. 41 “Gênero e sexualidade na Educação Escolar”

  • As cruzadas antigênero, antifeminismo, resistências e a disputa pela educação

    Dayana Brunetto Carlin dos Santos, Karina Veiga Mottin, Amanda da Silva
    e22300
    DOI: https://doi.org/10.5585/41.2022.22300
  • Concepções sobre gênero de graduandos(as) em pedagogia a partir da associação livre de palavras

    Matheus Estevão Ferreira da Silva, Tânia Suely Antonelli Marcelino Brabo, Alessandra de Morais
    e22463
    DOI: https://doi.org/10.5585/41.2022.22463
  • A incidência feminina nas pesquisas sobre pedagogia decolonial, com ênfase nos estudos de gênero e sexualidades na educação formal brasileira em periódicos nacionais: uma revisão sistemática de literatura

    Aline Belle Legramandi, Rita de Cassia Gallego, Manuel Tavares
    e22474
    DOI: https://doi.org/10.5585/41.2022.22474
  • Jovens mulheres estudantes e a escola pública de Ensino Médio no contexto da pandemia

    Paula Montenegro Euzébio, Dirce Djanira Pacheco e Zan
    e22396
    DOI: https://doi.org/10.5585/41.2022.22396
  • Negacionismo, revisionismo e ausência: gênero e sexualidade, em Planos Municipais de Educação do Rio Grande do Sul

    Rosimar Serena Siqueira Esquinsani
    e22465
    DOI: https://doi.org/10.5585/41.2022.22465
  • Igualdade de gênero: uma análise dos documentos norteadores da educação

    Hayane Cristina da Silva Paludo, Vanessa Elisabete Raue Rodrigues
    e22437
    DOI: https://doi.org/10.5585/41.2022.22437
  • Os direitos humanos e as discussões de violência contra a mulher na formação docente da Educação Básica: análises de teses e dissertações (2016-2021)

    Renata Santos Pedreira, Fabiane Freire França
    e22462
    DOI: https://doi.org/10.5585/41.2022.22462
  • Gênero e sexualidade no ambiente escolar: o papel docente e alguns apontamentos pedagógicos

    Bruna Gabrielle Lopes, Marcielly Cristina Moresco
    e22473
    DOI: https://doi.org/10.5585/41.2022.22473

Artigos

  • Políticas de accountability em educação básica no Brasil: um estudo a partir da revisão integrativa da literatura

    Austrogésio Rocha Pinto, Ana Paula Cunha Pereira, Carlos Alberto Sanches Pereira
    e19864
    DOI: https://doi.org/10.5585/41.2022.19864
  • Comunicação intercultural: A escola pública italiana e os diálogos plurilinguísticos

    Solange Padilha Oliveira Guimarães, Maria de Lourdes Gaspar Tavares
    e20322
    DOI: https://doi.org/10.5585/41.2022.20322
  • Competências socioemocionais no currículo escolar: algumas reflexões

    Glauce Barros Santos Sousa Araujo, Eniz Conceição Oliveira
    e20482
    DOI: https://doi.org/10.5585/41.2022.20482
  • Influência da categoria administrativa, modalidade de aplicação e nota Ideb na avaliação Enade dos cursos de administração do estado de Minas Gerais

    Henrique Rosario Carvalho Esteves, Agnaldo Keiti Higuchi, Raquel Cristina Lucas Mota
    e20824
    DOI: https://doi.org/10.5585/41.2022.20824
  • Autismo: Modos pedagógicos de alfabetização e letramento

    Zizi Trevizan, Gisele Silva Araújo
    e20989
    DOI: https://doi.org/10.5585/41.2022.20989
  • Considerações sobre exclusão escolar e sua repercussão nas dinâmicas curriculares desenvolvidas em contexto hospitalar

    Eunice Maria Figueira Cajango, Elielson Ribeiro de Sales
    e21143
    DOI: https://doi.org/10.5585/41.2022.21143
  • Análise do desempenho acadêmico entre alunos cotistas e não cotistas do IFMG - campus Congonhas e Formiga

    Leonardo de Souza Cimino, Everthon Valadão dos Santos, Lílian Amaral de Carvalho
    e20206
    DOI: https://doi.org/10.5585/41.2022.20206
  • Percursos formativos na educação: experiências estéticas, memórias e narrativas

    Silva Sell Duarte Pillotto, Jaqueline Almeida Camargo, Allan Henrique Gomes
    e21215
    DOI: https://doi.org/10.5585/41.2022.21215
  • A experiência do estágio supervisionado na EJA no curso de pedagogia da UFAL: As vozes dos estudantes

    Elvson Arlindo da Silva, Gauquilane Júlia da Silva, Givanildo da Silva
    e21116
    DOI: https://doi.org/10.5585/41.2022.21116
  • Adolescência e construção da personalidade moral

    Rita Melissa Lepre, Jamile de Oliveira
    e21333
    DOI: https://doi.org/10.5585/41.2022.21333
  • A invisibilidade do catador de resíduos recicláveis e a indiferença no olhar do educador

    Sueli Gomes Moreira, Marcelo Diniz Monteiro de Barros, Ana Priscila Ramos Miranda
    e19925
    DOI: https://doi.org/10.5585/41.2022.19925
  • Tecnologias digitais na formação de professores: a cibercultura nos projetos pedagógicos de cursos de licenciatura das universidades federais do sul gaúcho

    Grazielle de Souza Brandão, Juliana Brandão Machado
    e20913
    DOI: https://doi.org/10.5585/41.2022.20913
  • Comunicação científica no Brasil: a relevância de Mikhail Bakhtin

    Fernando Barcellos Razuck, Renata Cardoso de Sá Ribeiro Razuck
    e21598
    DOI: https://doi.org/10.5585/41.2022.21598
  • A utilização das tecnologias e ambiente virtual de aprendizagem na Educação de jovens e adultos

    Rodrigo Chechi Marineli, Márcia Lopes Reis
    e21460
    DOI: https://doi.org/10.5585/41.2022.21460
  • A Base Nacional Comum Curricular e as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação: Ampliando o olhar sobre as (con)divergências

    Ana Patrícia Henzel Richter, Elisabete Cerutti
    e21737
    DOI: https://doi.org/10.5585/41.2022.21737
  • O Abc como um ponto de partida: Perspectivas acerca do processo de alfabetização de estudantes universitários

    Jorge Samuel de Sousa Teixeira, Erica de Paula Sousa, Francisca Denise Silva Vasconcelos
    e20892
    DOI: https://doi.org/10.5585/41.2022.20892
  • Desenvolvimento profissional docente na Educação de jovens e adultos: o estado das produções acadêmicas

    Ludmila Alves Dias, Adenilson Souza Cunha Júnior
    e21488
    DOI: https://doi.org/10.5585/41.2022.21488
  • Perfil e competências dos diretores de escolas da educação profissional – um estudo exploratório sobre duas instituições no Estado de São Paulo

    Mario Minoru Kitazawa, Paulo Roberto Prado Constantino
    e21577
    DOI: https://doi.org/10.5585/41.2022.21577
  • Estado da arte sobre formação colaborativa de professores no programa ler e escrever

    Patricia Aparecida Bioto
    e21761
    DOI: https://doi.org/10.5585/41.2022.21761
  • Somos um imenso bordado de nós: experiências escolares que escapam dos modelos cisheteronormativos

    Jucélia Pinto Ferreira, Ana Paula Abrahamian de Souza, Denise Maria Botelho
    e21762
    DOI: https://doi.org/10.5585/41.2022.21762
  • Concepções dos discentes sobre estágio supervisionado obrigatório na formação inicial de professores

    Maria Elizabete Pereira dos Santos, Suely Alves da Silva
    e21688
    DOI: https://doi.org/10.5585/41.2022.21688
  • Educação inclusiva: desafios e dificuldades no cotidiano da escola comum

    Fernanda Aparecida Augusto Ferrari, Rosana Cristina Miranda Dugois, Elisa Tomoe Moriya Schlünzen
    e21981
    DOI: https://doi.org/10.5585/41.2022.21981
  • FIOCRUZ e pandemias: A importância da História da Ciência nos anos iniciais do ensino fundamental

    Lucas Peres Guimarães, Denise Leal de Castro
    e21804
    DOI: https://doi.org/10.5585/41.2022.21804
  • Analisando a sequência didática interativa no processo de construção/reconstrução de concepções de licenciandos em Química sobre a natureza da Ciência

    Jéssica Silva Vila Nova, Ruth do Nascimento Firme
    e20487
    DOI: https://doi.org/10.5585/41.2022.20487

Resenhas

  • Inovações metodológicas para uma aprendizagem ativa

    Ingrid Santella Evaristo, Elisangela Aparecida Bulla Ikeshoji
    e22298
    DOI: https://doi.org/10.5585/41.2022.22298
  • Limites e possibilidades de escuta na Educação Infantil, de Ligia de Carvalho Abões Vercelli e Adriana Siqueira Russo (org.). Jundiaí: Paco, 2021. 112 p

    Tatiane Sesztak Leonardi, Ligia de Carvalho Abões Vercelli
    e22712
    DOI: https://doi.org/10.5585/41.2022.22712
  • A matemática é política, Chiara Valerio, Belo Horizonte: Editora Âyiné, 2021. 103 p

    Bruno Santos Nascimento, Márcia Fusaro
    e22417
    DOI: https://doi.org/10.5585/41.2022.22417