A utilização das tecnologias e ambiente virtual de aprendizagem na Educação de jovens e adultos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/41.2022.21460

Palavras-chave:

Educação de jovens e adultos, tecnologias digitais da informação e comunicação, ensino-aprendizagem, ambiente virtual de aprendizagem, Educação

Resumo

O presente artigo teve como tema central investigar o ensino e a utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola pública. De acordo com os estudos realizados delimitou-se como objetivo deste artigo identificar o uso das TDIC e suas possibilidades de aprendizagem com os estudantes da EJA. Para tal, a pesquisa apresentou revisão de literatura sobre a educação, o perfil dos estudantes da modalidade EJA e as TDIC no contexto escolar. A metodologia foi fundamentada em uma abordagem qualitativa tendo como fio condutor a pesquisa de campo e pesquisa intervenção. A técnica de coleta de dados foi o uso de questionário com questões abertas. Conclui-se que há a necessidade da inclusão das TDIC na grade curricular da EJA, tendo como foco o letramento digital a fim de garantir aos estudantes uma formação transformadora, libertadora e crítica.

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Biografia do Autor

Rodrigo Chechi Marineli, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" – UNESP

Mestrado em Docência para a Educação Básica

Márcia Lopes Reis, Universidade de Brasília – UnB

Doutorado em Sociologia

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Publicado

14.06.2022

Como Citar

CHECHI MARINELI, Rodrigo; LOPES REIS, Márcia. A utilização das tecnologias e ambiente virtual de aprendizagem na Educação de jovens e adultos. Dialogia, [S. l.], n. 41, p. e21460, 2022. DOI: 10.5585/41.2022.21460. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/dialogia/article/view/21460. Acesso em: 19 out. 2024.

Edição

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Artigos