Somos um imenso bordado de nós: experiências escolares que escapam dos modelos cisheteronormativos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/41.2022.21762

Palavras-chave:

cisheteronormatividade, educação escolar, gênero e sexualidade, LGBTQIA

Resumo

Esse estudo tem o objetivo de problematizar as experiências escolares de cinco estudantes que escapam dos modelos cisheteronormativos de gênero e sexualidade. Utilizamos como aporte teórico-metodológico as contribuições dos estudos feministas, dos estudos gays e da Teoria Queer, centrando a aproximação com esses campos numa perspectiva pós-estruturalista. A presente investigação contou com a abordagem qualitativa e os dados foram construídos a partir da entrevista narrativa e do caderno de memórias. É possível dizer que na educação infantil e no ensino fundamental as experiências escolares das/os protagonistas dessa pesquisa se constroem a partir de referenciais negativos que as/os colocam em posições de subalternidade. Com a chegada do ensino médio, essas/es estudantes conseguiram se conectar com histórias, espaços e narrativas que produzem formas de inteligibilidade para seus grupos de pertença, ao passo que reafirmam e ressignificam suas identidades.

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Biografia do Autor

Jucélia Pinto Ferreira, Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE/FUNDAJ

Mestra em Educação, Culturas e Identidades

Ana Paula Abrahamian de Souza, Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE/FUNDAJ

Doutora em Educação

Denise Maria Botelho, Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE/FUNDAJ

Doutora em Educação

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Publicado

21.06.2022

Como Citar

FERREIRA, Jucélia Pinto; DE SOUZA, Ana Paula Abrahamian; BOTELHO, Denise Maria. Somos um imenso bordado de nós: experiências escolares que escapam dos modelos cisheteronormativos. Dialogia, [S. l.], n. 41, p. e21762, 2022. DOI: 10.5585/41.2022.21762. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/dialogia/article/view/21762. Acesso em: 19 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos