Dialogia n. 33

Dossiê Temático: A Coordenação Pedagógica na Escola 
(set./dez. 2019)

Publicado: 21.12.2019

Editorial

  • Editorial - Dialogia n. 33 (set./dez. 2019)

    Rosiley Aparecida Teixeira
    1-1
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N33.16281

Entrevista

  • A Coordenação Pedagógica na Escola

    Ana Maria Mouraz Lopes, Adriana Aparecida De Lima Terçariol
    2-4
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N33.16113

Dossiê Temático: A Coordenação Pedagógica na Escola

  • Como se formam os professores coordenadores na rede estadual de ensino de São Paulo?

    Rebeca Franciele Vera, Maria José da Silva Fernandes
    5-18
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N33.13612
  • A coordenação pedagógica nos colégios públicos do estado do Paraná

    Jacques de Lima Ferreira, Cristhyane Ramos Haddad
    19-32
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N33.13466
  • Projeto político-pedagógico da escola: o elemento essencial do trabalho do coordenador pedagógico

    Lívia Santos Brisolla, Norivan Lustosa Lisboa Dutra
    33-46
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N33.13496
  • O papel da gestão pedagógica frente ao processo de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais

    Josiane Rodrigues Barbosa Vioto, Célia Regina Vitaliano
    47-59
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N33.13671
  • O coordenador pedagógico subsumido à política nacional de alfabetização no entretempo 2009 a 2019: uma tela de Penélope?

    Silvia Cristiane Alfonso Viédes, Maria Alice de Miranda Aranda, Cristina Pires Dias Lins
    60-71
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N33.13737
  • A gestão pedagógica no contexto das avaliações externas e em larga escala

    Dinair Leal da Hora, Luziane Said Cometti Lélis
    72-85
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N33.13782
  • A coordenação pedagógica faz diferença: as práticas de sucesso em alfabetização em território vulnerável

    Sandra Maria Perpétuo, Rosa Maria Exaltação Coutrim
    86-98
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N33.13925
  • Sentidos atribuídos por professores e por professoras sobre a atuação do coordenador pedagógico na formação continuada centrada na escola

    Lindinalva Ferreira de Queiroz, Carla Patrícia Acioli Lins
    99-114
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N33.13958
  • Coordenador pedagógico: possibilidades e limites da formação continuada

    Simone Regina Manosso Cartaxo, Victoria Mottim Gaio
    115-130
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N33.13961
  • A coordenação pedagógica como elemento de interseção das diferenças culturais

    Isadora Souza Silva, Cristiano Sant'Anna de Medeiros
    131-142
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N33.13969
  • Centros escolares e supervisão colaborativa: perspetivas quanto ao contributo para o desenvolvimento profissional e a melhoria das práticas pedagógicas - um estudo em curso

    Helena Maria Cerqueira Gonçalves Miranda, Filipa Seabra
    143-159
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N33.15411

Artigos

  • Violência na escola: há possibilidade de contribuir e solucioná-la?

    Carmen Lúcia Dias, Valéria Anésia Brumatti Jacon, Verônica Nogueira Vanni
    160-177
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N33.13602
  • Suzano: a educação na mira dos massacres lumpenradicais

    Moysés Pinto Neto
    178-191
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N33.13790
  • O coordenador pedagógico frente aos desafios da constituição de sua profissionalidade

    Camila Manarin, Ângela Maria Silveira Portelinha
    192-204
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N33.14009
  • Guia do educador para o filme O Lorax– em busca da Trúfula Perdida

    Lorena Ferrari Uceli, Kênia de Araújo, Marcelo Diniz Monteiro de Barros
    205-217
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N33.14529
  • Apenas brincando? Brinquedos e brincadeiras na educação infantil: o que dizem as educadoras?

    Marta Regina Paulo da Silva, Luciene Franceschini
    218-232
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N33.15412
  • Transtornos da micção: como identificar, prevenir e abordar em sala de aula

    Cláudia Maria Silva, Carlos Alberto Sanches Pereira, Ana Paula Cunha Pereira, Lucas Peres Guimarães
    233-245
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N33.15823
  • Educação infantil dialógica e não-violenta

    Alessandra Maria Martins Gaidargi
    246-262
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N33.13668

Resenhas

  • Racismos: das Cruzadas ao Século XX

    José Walter Silva e Silva, Gustavo Gonçalves Ungaro, Paula Anunciação Silva, Jane Alcina Prado da Silva, Wellington Camargo Fernandes
    263-267
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N33.14242
  • Professor: artesão ou operário?

    Aline Maria Borborema Zan
    268-270
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N33.14513