O coordenador pedagógico frente aos desafios da constituição de sua profissionalidade
DOI:
https://doi.org/10.5585/dialogia.N33.14009Palavras-chave:
Coordenador pedagógico. Formação de professores. Pedagogo escolar. Profissionalidade.Resumo
Resumo: Num cenário educativo que vem sofrendo mudanças de acordo com os interesses hegemônicos de uma sociedade neoliberal, a formação do pedagogo escolar, entendido aqui como coordenador pedagógico, também se modifica. O presente artigo propõe uma reflexão sobre a formação deste profissional a partir da constituição histórica da profissão, estabelecendo relações com os conceitos de profissionalidade e profissionalismo. A opção metodológica baseia-se na pesquisa bibliográfica e na análise documental respaldada na produção teórica sobre a identidade do coordenador pedagógico, como também a profissão do coordenador pedagógico num contexto histórico e social com base nas categorias emergente, dominante e residual. O texto destaca a necessidade de repensar as políticas de formação docente juntamente com questões relativas às particularidades da atuação dos coordenadores pedagógicos.
Palavras-chave: Coordenador pedagógico. Formação de professores. Pedagogo. Profissionalidade.
Downloads
Referências
Referências
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n. 9.394/1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 dez., 1996.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior […]. CNP/CP, Resolução n.º 2, julho de 2015.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. CP/CNE, Resolução 01/2006, publicada no DOU 16/05/2006, Seção 1.
CONTRERAS, José. Autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2012.
FRANCISCO BELTRÃO. Lei municipal n. 4240/2014. Dá nova redação ao Plano de Cargos e Carreira, Valorização e Remuneração dos Professores da Rede Municipal de Ensino (PCCR), de Francisco Beltrão-PR, 2014.
FRANCO, Maria Amélia do Rosário Santoro. Pedagogia como ciência da educação. São Paulo: Cortez, 2008.
FRANCO, Maria Amélia do Rosário Santoro. Coordenação pedagógica: uma práxis em busca de sua identidade. Revista Múltiplas leituras, v. 1, n. 1, p. 117-131, jan. / jun. 2008.
KUENZER, Acacia Z. Trabalho pedagógico: da fragmentação a unitariedade possível. In: AGUIAR, Márcia Ângela da S.; FERREIRA, Naura Syria C. (orgs.). Para onde vão a orientação e a supervisão educacional? Campinas: Papirus, 2006.
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. Goiânia: MF Livros, 2008.
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos: para quê? São Paulo, Cortez, 2010.
MANACORDA, Mario Alighiero. Marx e a pedagogia moderna. Campinas: Editora Alínea, 2007.
SAVIANI, Dermeval. A pedagogia no Brasil: história e teoria. Campinas: Autores Associados, 2008.
SAVIANI, Dermeval. O choque teórico da Politecnia. Revista Trabalho, Educação e Saúde, 2003, v. 1, n. 1, p. 131-152.
WILLIAMS, Raymond. Marxismo e literatura. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1979.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Dialogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Resumo 624
- pdf 651