Coordenador pedagógico: possibilidades e limites da formação continuada
DOI:
https://doi.org/10.5585/dialogia.N33.13961Palavras-chave:
Coordenador Pedagógico. Formação Continuada. Teoria e Prática.Resumo
O objeto do estudo é a formação continuada do coordenador pedagógico de uma rede municipal de ensino. O problema de investigação indaga: quais as possibilidades e os limites da formação continuada para a realização do trabalho do coordenador pedagógico nas escolas municipais? A pesquisa de cunho qualitativo pautou-se na análise de conteúdo (BARDIN, 2010) de documentos legais do município e realização de entrevistas semiestruturadas com 10 coordenadores pedagógicos. A concepção de formação continuada fundamenta-se no eixo epistemológico da teoria como expressão da prática (MARTINS, 1996). Os resultados indicam: a) possibilidades: formação para o iniciante na função; definição do papel de formador dos professores; troca de experiências; b) limites: formação distanciada das necessidades da escola e do protagonismo docente; definição da função do coordenador pedagógico alinhada aos moldes da sociedade capitalista.
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