n. 38 (2021): Fluxo contínuo

Dossiê Educação, Diversidade e Questões Étnico-Raciais

n. 38, maio/ago. 2021

Publicado: 25.06.2021

Editorial

  • Educação, Diversidade e Questões Étnico-Raciais

    Adriana Aparecida de Lima Terçariol, Rosiley Aparecida Teixeira
    e20739
    DOI: https://doi.org/10.5585/38.2021.20739

Entrevista

  • Entrevista - Educação, Diversidade e Questões Étnico-Raciais - entrevistado: Maurício Pedro da Silva

    Adriana Aparecida de Lima Terçariol, Rosiley Aparecida Teixeira
    e20506
    DOI: https://doi.org/10.5585/38.2021.20506

Dossiê n. 38 “Educação, Diversidade e Questões Étnico-Raciais”

  • A educação em direitos humanos no currículo escolar do município de Santo André

    Marina Aparecida Garrrido, Paulo Sérgio Garcia
    e19605
    DOI: https://doi.org/10.5585/38.2021.19605
  • Minorías étnicas, desigualdad y educación en tiempos de pandemia

    Ricardo Pérez Mora
    e20441
    DOI: https://doi.org/10.5585/38.2021.20441
  • Diversidade e educação de adultos: estratégias coletivas de resistências em tempos pandêmicos

    Rayane Silva Guedes, Daniela Oliveira Ramos dos Passos
    e20434
    DOI: https://doi.org/10.5585/38.2021.20434
  • Racismo estrutural e seus efeitos necropolíticos no ensino superior: a aplicação da justiça restaurativa como instrumento de efetividade da educação igualitária e da justiça sociorracial

    Ana Paula da Silva Sotero, Luciano de Oliveira Souza Tourinho
    e20454
    DOI: https://doi.org/10.5585/38.2021.20454
  • A gênese do ensino de história no Brasil: projeto para a construção da identidade nacional

    Artur José Renda Vitorino, Gisele Maria Beloto
    e20445
    DOI: https://doi.org/10.5585/38.2021.20445
  • Da educação eurocêntrica à educação antirracista: uma introdução

    Maurício Silva
    e20213
    DOI: https://doi.org/10.5585/38.2021.20213
  • A literatura afro-brasileira no contexto da sala de aula: desafios para a prática pedagógica

    Marlene do Carmo Meireles, Santuza Amorim da Silva, Márcia Emília Guimarães de Paula Lima
    e20449
    DOI: https://doi.org/10.5585/38.2021.20449
  • Afrodescendentes na América Latina: da liberdade aos processos de (in)exclusão

    Dávila Carolina Inácio de Souza, Vagner Vieira, Idorlene Da Silva Hoepers
    e20455
    DOI: https://doi.org/10.5585/38.2021.20455
  • Educação física cultural e africanidades: exu, saberes discentes e encruzilhadas

    Ronaldo dos Reis, Marcos Garcia Neira
    e20456
    DOI: https://doi.org/10.5585/38.2021.20456
  • Valentina, a princesa negra na literatura infantil: possibilidade de ampliação do contato com a cultura afro-brasileira aos leitores

    Suelen Cristina dos Santos Klem, Sandra Aparecida Pires Franco
    e20446
    DOI: https://doi.org/10.5585/38.2021.20446
  • Corpo/corporeidade do negro

    Érika Cristina Silva Alves, Wagner Wey Moreira
    e20450
    DOI: https://doi.org/10.5585/38.2021.20450
  • O mestrado nacional profissional em ensino de física no Brasil: caracterizando a proposta

    Elisangela Rovaris Nesi, Michel Corci Batista, Natália Neves Macedo Deimling
    e20420
    DOI: https://doi.org/10.5585/38.2021.20420
  • O auxílio das ferramentas educomunicativas no ensino de libras para ouvintes

    Renata Quinhones Pereira, Michele Quinhones Pereira, Taís Steffenello Ghisleni
    e19205
    DOI: https://doi.org/10.5585/38.2021.19205

Artigos

  • As políticas de expansão do ensino superior no Brasil e a formação em cinema e audiovisual

    Ricardo Normanha
    e19326
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n38.19326
  • Aprendizaje abierto en ambientes virtuales

    Luis Abrahán Sarmiento Moreno
    e19692
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n38.19692
  • Formação docente e interdisciplinaridade em tempos de pandemia Covid-19

    Solange Martins Oliveira Magalhães, Simei Araújo Silva, Leandro Silva de Paula
    e18912
    DOI: https://doi.org/10.5585/38.2021.18912
  • Educação ambiental uma proposta emancipatória na educação física escolar

    Reard Michel Santos, Ernesto Jacob Keim, Soraya Corrêa Domingues
    e18614
    DOI: https://doi.org/10.5585/38.2021.18614
  • Ensino do médico residente em cirurgia geral: proposta de ferramenta didático-pedagógica

    Igor Pereira de Carvalho, Adilson Pereira, Ivanete da Rosa Silva de Oliveira
    e18959
    DOI: https://doi.org/10.5585/38.2021.18959
  • A realização de atividades acadêmicas no ensino superior em tempos de pandemia: até que ponto é possível?

    Givanildo da Silva, José Diogenes dos Santos Filho, Matheus Vieira da Silva
    e19384
    DOI: https://doi.org/10.5585/38.2021.19384
  • Os centros de interesse lidos em manuais do ensino primário: há saberes aritméticos?

    Juliana Chiarini Fernandes
    e19503
    DOI: https://doi.org/10.5585/38.2021.19503
  • As transformações do programa institucional de bolsas de iniciação à docência a partir da análise de seus editais

    Elciane de Jesus Santos, Daisi Teresinha Chapani
    e19620
    DOI: https://doi.org/10.5585/38.2021.19620
  • A infância na contemporaneidade: rompendo com nossa mesmidade escolar

    Thiago Gonçalves Silva, Conceição Gislâne Nóbrega Lima de Salles
    e19710
    DOI: https://doi.org/10.5585/38.2021.19710
  • Livro de registro de inspetores escolares: fonte de pesquisa para a história da educação regional

    Dulcinéia da Conceição Ligeiro, Alessandra David, Silvana Fernandes Lopes
    e19754
    DOI: https://doi.org/10.5585/38.2021.19754

Resenhas