Livro de registro de inspetores escolares: fonte de pesquisa para a história da educação regional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/38.2021.19754

Palavras-chave:

grupo escolar, história da educação, inspetor escolar

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir alguns aspectos do trabalho do inspetor escolar no ensino primário, tomando como fonte os registros dos termos de visitas em um grupo escolar do interior paulista, no período compreendido entre 1931 e 1940. Trata-se de uma pesquisa documental e bibliográfica. A análise dos registros resultou na constatação de que, dentro do ideário da Escola Nova, o que mais se desenvolveu nos grupos escolares foram as instituições assistencialistas, como a Caixa Escolar, e que os inspetores escolares contribuíram para a divulgação do nacionalismo imposto por Getúlio Vargas, assim como para a expansão da escolarização no estado de São Paulo.

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Biografia do Autor

Dulcinéia da Conceição Ligeiro, Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo – SEE/SP

Mestra em Educação

Alessandra David, Centro Educacional Moura Lacerda

Doutora em Educação Escolar

Silvana Fernandes Lopes, Universidade Estadual Paulista - Unesp

Doutora em Educação

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Publicado

30.08.2021

Como Citar

LIGEIRO, Dulcinéia da Conceição; DAVID, Alessandra; LOPES, Silvana Fernandes. Livro de registro de inspetores escolares: fonte de pesquisa para a história da educação regional. Dialogia, [S. l.], n. 38, p. e19754, 2021. DOI: 10.5585/38.2021.19754. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/dialogia/article/view/19754. Acesso em: 19 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos