Autonomia para a escola brasileira: refletindo sobre o pensamento reformador em educação
DOI:
https://doi.org/10.5585/dialogia.v5i0.885Palavras-chave:
Autonomia. Escola pública. Reforma educacional.Resumo
Neste artigo, busca-se identificar o conteúdo atribuído à idéia de autonomia para escola, em dois momentos, ainda que distantes, da história educacional brasileira, caracterizados pela relevância que a educação pública obteve na agenda governamental: o período correspondente ao lançamento do “Manifesto dos Pioneiros” e o relacionado à proposição das neo-reformas educacionais da década de 1990. Sem a pretensão de desenvolver análise de cunho historiográfico, o objetivo do artigo é instigar o leitor a refletir sobre o tratamento dado à autonomia escolar por protagonistas dos dois períodos. Para tanto, apóia-se na análise do conteúdo presente em textos teóricos e documentosDownloads
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Publicado
02.04.2008
Como Citar
ADRIÃO, Theresa. Autonomia para a escola brasileira: refletindo sobre o pensamento reformador em educação. Dialogia, [S. l.], v. 5, p. 39–52, 2008. DOI: 10.5585/dialogia.v5i0.885. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/dialogia/article/view/885. Acesso em: 19 out. 2024.
Edição
Seção
Artigos