Dialogia, vol. 5

(jan./dez. 2006)
 Por uma educação para a não-violência
Publicado: 01.12.2006

Editorial

  • Editorial

    José Luís Marques López Landeira
    11-12
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.v5i0.882

Entrevista

  • Em entrevista, a professora Miriam Abramovay discute a violência nas escolas

    Miriam Abramovay
    15-22
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.v5i0.883

Artigos

  • Por uma educação para a não-violência

    Jean-Marie Muller
    25-36
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.v5i0.884
  • Autonomia para a escola brasileira: refletindo sobre o pensamento reformador em educação

    Theresa Adrião
    39-52
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.v5i0.885
  • O número e a sua história

    Adélio Alves da Silva
    53-66
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.v5i0.887
  • O Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS): breve história e perspectivas

    Rogério Duarte Fernandes dos Passos
    67-72
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.v5i0.888
  • A formação de professores e a sociedade moderna

    Marcos Roberto Celestino
    73-80
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.v5i0.889
  • A “modernidade moderna” de Brasília no sertão riobaldiano

    Estevão Monti
    81-92
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.v5i0.890
  • Educação para as elites, escola para os vadios e violência para todos

    José Luís Simões
    93-100
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.v5i0.891
  • O paradoxo do atendimento a adolescentes em conflito com a lei em tempos de reconstrução de relações entre crianças, jovens e adultos

    Patrícia Junqueira Grandino
    101-110
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.v5i0.892
  • Produtividade, desenvolvimento econômico e alfabetização funcional: alguns resultados

    Ana Carolina Spolidoro Queiroz, Daniel Augusto Moreira
    111-124
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.v5i0.893
  • Reflexões práticas sobre a formação de professores de língua portuguesa: a construção do memorial

    José Luís Marques López Landeira
    125-134
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.v5i0.894
  • A função social da escola e da avaliação da aprendizagem

    Daniela Comis
    135-144
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.v5i0.895
  • Currículo escolar e construção cultural: uma análise prática

    Marceline de Lima, Mária de Fátima Lemos, Viviani Anaya
    145-152
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.v5i0.896
  • Sociedade versus diversidade sexual na escola: a construção da cidadania

    João Henrique de Nogueira Mateos
    153-160
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.v5i0.897

Resenhas

  • Sentidos Secretos

    Rita Couto
    163-164
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.v5i0.898
  • Perspectivas

    Maurício Silva
    165-166
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.v5i0.899
  • Centros universitários: transformação ou ruptura?

    Silene F. Claro
    167-168
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.v5i0.900