Autonomia para a escola brasileira: refletindo sobre o pensamento reformador em educação

Autores/as

  • Theresa Adrião Unesp

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.v5i0.885

Palabras clave:

Autonomia. Escola pública. Reforma educacional.

Resumen

Neste artigo, busca-se identificar o conteúdo atribuído à idéia de autonomia para escola, em dois momentos, ainda que distantes, da história educacional brasileira, caracterizados pela relevância que a educação pública obteve na agenda governamental: o período correspondente ao lançamento do “Manifesto dos Pioneiros” e o relacionado à proposição das neo-reformas educacionais da década de 1990. Sem a pretensão de desenvolver análise de cunho historiográfico, o objetivo do artigo é instigar o leitor a refletir sobre o tratamento dado à autonomia escolar por protagonistas dos dois períodos. Para tanto, apóia-se na análise do conteúdo presente em textos teóricos e documentos

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Biografía del autor/a

Theresa Adrião, Unesp

Pós-doutora em Educação – Oreal/Unesco [Chile]; Doutora em Educação – USP; Professora do Departamento de Educação – Unesp. Rio Claro – SP [Brasil]

Publicado

2008-04-02

Cómo citar

ADRIÃO, Theresa. Autonomia para a escola brasileira: refletindo sobre o pensamento reformador em educação. Dialogia, [S. l.], v. 5, p. 39–52, 2008. DOI: 10.5585/dialogia.v5i0.885. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/dialogia/article/view/885. Acesso em: 19 oct. 2024.

Número

Sección

Artigos