Observação Participante e Não Participante: Contextualização Teórica e Sugestão de Roteiro para Aplicação dos Métodos
DOI:
https://doi.org/10.5585/riae.v17i4.2717Palavras-chave:
Estratégia como Prática. Observação Participante. Observação Não Participante. Roteiro.Resumo
Objetivo do estudo: Fornecer explicações sobre os métodos, sugerir um roteiro, não exaustivo, e exemplos de utilização dos métodos na etapa de coleta de dados para estimular a utilização dos métodos.
Metodologia/abordagem: Revisão teórica sobre os métodos; Proposta de roteiro de procedimentos para etapa de coleta de dados; Exemplos empíricos de aplicação do método.
Principais resultados: Localização contextual e longitudinal sobre a evolução do método e o emprego da TI na observação não participante; caracterização dos tipos de pesquisadores; detalhamento didático por meio de roteiro (passo a passo) para utilização dos métodos; exemplos empíricos para facilitar a compreensão de utilização dos métodos;
Contribuições teóricas/metodológicas: A principal contribuição foi a proposição de um roteiro (passo a passo) para orientar e estimular os pesquisadores a utilizarem os métodos; A contribuição teórica deita-se sobre a distinção do método de observação participante sobre o pressuposto da etnografia, além da caracterização do método de observação não participante com auxilio da TI. Também, contribuímos tipificando e apontando competências esperadas dos pesquisadores no papel de observadores.
Relevância/originalidade: Proporcionar um roteiro didático, técnico e detalhado aos pesquisadores da área de Estratégia como Prática e/ou Estudo Organizacionais de aplicação de um método que ainda é pouco utilizado, mas que é central nas perspectivas futuras de análises qualitativas da área.