Strategy as a Learning Process: An Empirical Study of its Determinants in a Company of It

Authors

  • José Geraldo Pereira Barbosa MADE/UNESA
  • Nelson Lopes Marques Filho MADE/UNESA
  • Jorge Augusto de Sá Brito e Freitas MADE/UNESA
  • Silvestre Prado de Souza Neto UFRRJ

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v11i3.1812

Keywords:

Strategy, Learning Process, Entrepreneurship, Information Technology, Strategic Action.

Abstract

The aim of this study was to verify in a Brazilian manufacturer of computers, if its process of formulating business strategies is understood primarily as a learning process. Interviews based on a script of questions, direct observation, archival research and content analysis were the instruments used in a field research with a qualitative approach. The first stage of the research was the identification of strategic actions recently implemented in the company. The subsequent stage verified from the analysis of the process of choosing seven strategic actions identified in the first stage, the intensity of the presence in the company of nine characteristics that, according the authors cited in the theoretical framework, are common to companies who understand the formulation strategies as a learning process. The survey results suggest that four features - intrapreneurship, strength of middle management, flexible organizational structure and unstable external environment - are strongly present in the company; two features - little emphasis on planning and control, and emergency of unplanned strategies - can be classified as average degree of presence, and three characteristics - emphasis on strategy as umbrella; emphasis on double-loop learning, and emphasis on strategy as perspective - proved to be present in low level. The research revealed that the most effective strategic actions of the company surveyed were not developed through clear, well ordered, controlled and explicit processes, but were shaped, in a relevant way, for a learning process focused on the past history of the company.

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Author Biographies

José Geraldo Pereira Barbosa, MADE/UNESA

possui graduação em Engenharia Naval pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Mestrado em Aerospace Engineering - Georgia Institute of Technology, Mestrado e Doutorado em Administração pelo Instituto COPPEAD de Administração/UFRJ. Atualmente é coordenador e professor do Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial da Universidade Estácio de Sá (MADE/UNESA), onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e orientação nas linhas de pesquisa Processos de Inovação e Processos de Formulação e Implementação de Estratégias Empresariais, e do Centro de Ciências Sociais da Escola Naval. Suas principais áreas de atuação são: administração estratégica e gestão do processo de inovação.

Nelson Lopes Marques Filho, MADE/UNESA

Possui graduação em Engenharia Eletrica-Telecomunicações, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1973). Pós Graduação em Administração pelo IAG PUC RJ (1974). Mestrado em Pesquisa Operacional na UFF (1981) (incompleto). MBA em Finanças Corporativas no MURAD - FGV ES (2002) (incompleto). Mestrado em Administração Empresarial na Estácio RJ (2009). Experiência como professor de curso técnico profissionalizante. Vasta experiência nas áreas de engenharia de telecomunicações, gerência de projetos, orçamentação, normatização e Gestão (e planejamento) Estratégica. Última colocação no mercado como executivo de empresa multinacional do setor de Telecomunicações (Telefonia Celular) na área de Finanças e Contabilidade (nível regional) e na área de Gestão Operacional (incluindo TI) da Diretoria de Vendas a Empresas (nível nacional).

Jorge Augusto de Sá Brito e Freitas, MADE/UNESA

Possui doutorado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005). Graduação em Administração pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1968), graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Cândido Mendes (1978), graduação em Direito pela Universidade Cândido Mendes (1983), graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1984). É Professor Adjunto III da Universidade Estácio de Sá, exercendo a função de Coordenador-Adjunto do Programa de Mestrado em Administração de Empresas e Desenvolvimento Empresarial a partir de agosto de 2010. Experiência docente, interesse de pesquisa e publicação em gestão do conhecimento, aprendizagem organizacional, cultura organizacional, gestão de pessoas e gestão internacional. Trajetória profissional ascendente em grandes organizações empresariais, em funções gerenciais (Petrobras, Grupo Gerdau e Elevadores Otis) na área de Recursos Humanos, sucedida por 22 anos em cargos de Direção Corporativa de Recursos Humanos e Administração na Rede Globo de Televisão.Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Recursos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: recursos humanos, remuneração, desenvolvimento de pessoal e relações do trabalho.

Silvestre Prado de Souza Neto, UFRRJ

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal da Paraíba (1985), mestrado em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (1991) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (1997). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, professor da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ e bolsista da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Recursos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: recursos humanos, estratégias organizacionais, estratégia, desenvolvimento organizacional e avaliação.

Published

01.12.2012

How to Cite

Pereira Barbosa, J. G., Filho, N. L. M., de Sá Brito e Freitas, J. A., & Neto, S. P. de S. (2012). Strategy as a Learning Process: An Empirical Study of its Determinants in a Company of It. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 11(3), 05–32. https://doi.org/10.5585/ijsm.v11i3.1812

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Articles