Estratégia como Processo de Aprendizagem: Um Estudo Empírico de seus Fatores Determinantes em uma Empresa de TI

Autores

  • José Geraldo Pereira Barbosa MADE/UNESA
  • Nelson Lopes Marques Filho MADE/UNESA
  • Jorge Augusto de Sá Brito e Freitas MADE/UNESA
  • Silvestre Prado de Souza Neto UFRRJ

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v11i3.1812

Palavras-chave:

Administração, Estratégia.

Resumo

O objetivo dessa pesquisa foi verificar em uma empresa brasileira fabricante de computadores, se o seu processo de formulação de estratégias empresariais é entendido, basicamente, como um processo de aprendizagem. Entrevistas baseadas em roteiro de perguntas, observação direta, pesquisa documental e análise de conteúdo foram os instrumentos utilizados em uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa. A primeira etapa da pesquisa consistiu na identificação de sete ações estratégicas recentemente implantadas na empresa. A etapa subseqüente procurou verificar, a partir da análise do processo de escolha das ações estratégicas identificadas na primeira etapa, a intensidade da presença na empresa de nove características que, no entendimento de autores citados no referencial teórico, são comuns às empresas que entendem a formulação de estratégias como um processo de aprendizagem. Os resultados da pesquisa sugerem que quatro características - intra-empreendedorismo, força da gerência intermediária, estrutura flexível e ambiente externo instável - estão fortemente presentes na empresa; duas características - pequena ênfase em planejamento e controle; e emergência de estratégias não planejadas - podem ser enquadradas como grau médio de presença; e três características - ênfase em estratégia como guarda-chuva; ênfase em aprendizagem de laço duplo; e ênfase em estratégia como perspectiva - se mostraram pouco presentes. A pesquisa permitiu constatar que as ações estratégicas mais eficazes da empresa pesquisada não se desenvolveram mediante processos claros, bem ordenados, controlados e explícitos, mas foram moldadas, de forma relevante, por um processo de aprendizagem centrado na trajetória passada da empresa.

DOI:10.5585/riae.v11i3.1812

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Biografia do Autor

José Geraldo Pereira Barbosa, MADE/UNESA

possui graduação em Engenharia Naval pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Mestrado em Aerospace Engineering - Georgia Institute of Technology, Mestrado e Doutorado em Administração pelo Instituto COPPEAD de Administração/UFRJ. Atualmente é coordenador e professor do Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial da Universidade Estácio de Sá (MADE/UNESA), onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e orientação nas linhas de pesquisa Processos de Inovação e Processos de Formulação e Implementação de Estratégias Empresariais, e do Centro de Ciências Sociais da Escola Naval. Suas principais áreas de atuação são: administração estratégica e gestão do processo de inovação.

Nelson Lopes Marques Filho, MADE/UNESA

Possui graduação em Engenharia Eletrica-Telecomunicações, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1973). Pós Graduação em Administração pelo IAG PUC RJ (1974). Mestrado em Pesquisa Operacional na UFF (1981) (incompleto). MBA em Finanças Corporativas no MURAD - FGV ES (2002) (incompleto). Mestrado em Administração Empresarial na Estácio RJ (2009). Experiência como professor de curso técnico profissionalizante. Vasta experiência nas áreas de engenharia de telecomunicações, gerência de projetos, orçamentação, normatização e Gestão (e planejamento) Estratégica. Última colocação no mercado como executivo de empresa multinacional do setor de Telecomunicações (Telefonia Celular) na área de Finanças e Contabilidade (nível regional) e na área de Gestão Operacional (incluindo TI) da Diretoria de Vendas a Empresas (nível nacional).

Jorge Augusto de Sá Brito e Freitas, MADE/UNESA

Possui doutorado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005). Graduação em Administração pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1968), graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Cândido Mendes (1978), graduação em Direito pela Universidade Cândido Mendes (1983), graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1984). É Professor Adjunto III da Universidade Estácio de Sá, exercendo a função de Coordenador-Adjunto do Programa de Mestrado em Administração de Empresas e Desenvolvimento Empresarial a partir de agosto de 2010. Experiência docente, interesse de pesquisa e publicação em gestão do conhecimento, aprendizagem organizacional, cultura organizacional, gestão de pessoas e gestão internacional. Trajetória profissional ascendente em grandes organizações empresariais, em funções gerenciais (Petrobras, Grupo Gerdau e Elevadores Otis) na área de Recursos Humanos, sucedida por 22 anos em cargos de Direção Corporativa de Recursos Humanos e Administração na Rede Globo de Televisão.Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Recursos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: recursos humanos, remuneração, desenvolvimento de pessoal e relações do trabalho.

Silvestre Prado de Souza Neto, UFRRJ

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal da Paraíba (1985), mestrado em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (1991) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (1997). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, professor da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ e bolsista da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Recursos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: recursos humanos, estratégias organizacionais, estratégia, desenvolvimento organizacional e avaliação.

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Publicado

01.12.2012

Como Citar

Pereira Barbosa, J. G., Filho, N. L. M., de Sá Brito e Freitas, J. A., & Neto, S. P. de S. (2012). Estratégia como Processo de Aprendizagem: Um Estudo Empírico de seus Fatores Determinantes em uma Empresa de TI. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 11(3), 05–32. https://doi.org/10.5585/ijsm.v11i3.1812

Edição

Seção

Artigos