ESTRATEGIA COMO UN PROCESO DE APRENDIZAJE: UN ESTUDIO EMPÍRICO DE SUS DETERMINANTES EN UNA EMPRESA DE TI

Autores/as

  • José Geraldo Pereira Barbosa MADE/UNESA
  • Nelson Lopes Marques Filho MADE/UNESA
  • Jorge Augusto de Sá Brito e Freitas MADE/UNESA
  • Silvestre Prado de Souza Neto UFRRJ

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v11i3.1812

Palabras clave:

Estrategia, Proceso de Aprendizaje, El Espíritu Empresarial, Tecnología de la Información.

Resumen

El objetivo de este estudio fue verificar en un fabricante brasileño de computadoras, el proceso de formulación de estrategias de negocios se entiende principalmente como un proceso de aprendizaje. Entrevistas basado entrevista estructurada, la observación, la investigación documental y análisis de contenido fueron los instrumentos utilizados en un estudio de campo con un enfoque cualitativo. La primera etapa de la investigación implicó la identificación de siete acciones estratégicas recientemente implementadas en la empresa. El siguiente paso fue comprobar, a partir del análisis del proceso de selección de las acciones estratégicas identificadas en la primera fase, la intensidad de la presencia en la compañía de nueve características que, en el entendimiento de los autores citados en el marco teórico, son comunes a las empresas que entienden la formulación estrategias como un proceso de aprendizaje. Los resultados del estudio sugieren que las cuatro características - intrapreneurship, la fuerza de los mandos intermedios, flexible y el medio ambiente externo inestable - están muy presentes en la empresa, dos características - La cursiva es pequeño en la planificación y el control, y estrategias de emergencia imprevistas - puede ser clasificados como grado medio de presencia, y cuenta con tres - un énfasis en la estrategia como un paraguas, el énfasis en el aprendizaje de bucle doble, y un énfasis en la estrategia como perspectiva - resultó pequeños regalos. La investigación permitió establecer que las acciones estratégicas más eficaces para la empresa investigada a través de procesos no desarrollados clara y bien ordenada, controlada y explícita, sino que se enmarca tan relevante para un proceso de aprendizaje centrado en el historial de la empresa.

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Biografía del autor/a

José Geraldo Pereira Barbosa, MADE/UNESA

possui graduação em Engenharia Naval pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Mestrado em Aerospace Engineering - Georgia Institute of Technology, Mestrado e Doutorado em Administração pelo Instituto COPPEAD de Administração/UFRJ. Atualmente é coordenador e professor do Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial da Universidade Estácio de Sá (MADE/UNESA), onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e orientação nas linhas de pesquisa Processos de Inovação e Processos de Formulação e Implementação de Estratégias Empresariais, e do Centro de Ciências Sociais da Escola Naval. Suas principais áreas de atuação são: administração estratégica e gestão do processo de inovação.

Nelson Lopes Marques Filho, MADE/UNESA

Possui graduação em Engenharia Eletrica-Telecomunicações, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1973). Pós Graduação em Administração pelo IAG PUC RJ (1974). Mestrado em Pesquisa Operacional na UFF (1981) (incompleto). MBA em Finanças Corporativas no MURAD - FGV ES (2002) (incompleto). Mestrado em Administração Empresarial na Estácio RJ (2009). Experiência como professor de curso técnico profissionalizante. Vasta experiência nas áreas de engenharia de telecomunicações, gerência de projetos, orçamentação, normatização e Gestão (e planejamento) Estratégica. Última colocação no mercado como executivo de empresa multinacional do setor de Telecomunicações (Telefonia Celular) na área de Finanças e Contabilidade (nível regional) e na área de Gestão Operacional (incluindo TI) da Diretoria de Vendas a Empresas (nível nacional).

Jorge Augusto de Sá Brito e Freitas, MADE/UNESA

Possui doutorado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005). Graduação em Administração pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1968), graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Cândido Mendes (1978), graduação em Direito pela Universidade Cândido Mendes (1983), graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1984). É Professor Adjunto III da Universidade Estácio de Sá, exercendo a função de Coordenador-Adjunto do Programa de Mestrado em Administração de Empresas e Desenvolvimento Empresarial a partir de agosto de 2010. Experiência docente, interesse de pesquisa e publicação em gestão do conhecimento, aprendizagem organizacional, cultura organizacional, gestão de pessoas e gestão internacional. Trajetória profissional ascendente em grandes organizações empresariais, em funções gerenciais (Petrobras, Grupo Gerdau e Elevadores Otis) na área de Recursos Humanos, sucedida por 22 anos em cargos de Direção Corporativa de Recursos Humanos e Administração na Rede Globo de Televisão.Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Recursos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: recursos humanos, remuneração, desenvolvimento de pessoal e relações do trabalho.

Silvestre Prado de Souza Neto, UFRRJ

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal da Paraíba (1985), mestrado em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (1991) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (1997). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, professor da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ e bolsista da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Recursos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: recursos humanos, estratégias organizacionais, estratégia, desenvolvimento organizacional e avaliação.

Publicado

2012-12-01

Cómo citar

Pereira Barbosa, J. G., Filho, N. L. M., de Sá Brito e Freitas, J. A., & Neto, S. P. de S. (2012). ESTRATEGIA COMO UN PROCESO DE APRENDIZAJE: UN ESTUDIO EMPÍRICO DE SUS DETERMINANTES EN UNA EMPRESA DE TI. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 11(3), 05–32. https://doi.org/10.5585/ijsm.v11i3.1812

Número

Sección

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