Inspiração deleuziana para pensar a educação em ciências

Autores

  • Maria Neide Ramos Universidade Federal do Pará
  • Maria dos Remédios de Brito Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N23.5626

Palavras-chave:

Deleuze, Ensino de Ciência, Criação.

Resumo

O presente texto, em forma de ensaio, mobiliza o pensamento conceitual de Gilles Deleuze para pensar outros modos criativos e inventivos para a Educação em Ciências. Com esse intento, tomam-se algumas obras inspiradoras do autor, entre elas Diferença e repetição e Proust e os signos. Pontuando como mapa textual fundamental a ideia de signos, pensamento criador, aprendizagem-acontecimento. O movimento da Educação em Ciências por outras linhas menos dogmáticas pode fomentar ações afirmativas e inventivas na prática educativa em Ciências, abrindo espaços para outras formas de ensinar e aprender mais alegres. 

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Biografias Autor

Maria Neide Ramos, Universidade Federal do Pará

Professora da rede publica de ensino. Graduada em Ciências Naturais, pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em Educação em Ciencias pelo Instituto de Educação Matemática e Científica/IEMCI-UFPA. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matematica - do mesmo Instituto acima mencionado.   

Maria dos Remédios de Brito, Brasil

Graduada em Filosofia pela Universidade Federal do Pará. Professora da Universidade Federal do Pará; Instituto de Educação Matemática e Científica.

Publicado

2016-05-04

Como Citar

RAMOS, Maria Neide; DE BRITO, Maria dos Remédios. Inspiração deleuziana para pensar a educação em ciências. Dialogia, [S. l.], n. 23, p. 137–146, 2016. DOI: 10.5585/dialogia.N23.5626. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/dialogia/article/view/5626. Acesso em: 19 out. 2024.

Edição

Secção

Artigos