Breve trajetória histórico-pedagógica do planejamento de ensino e da avaliação da aprendizagem

Autores

  • Maria Fátima Monteiro Mesquita Universidade Estadual do Ceará
  • Maria Hercília Mota Coelho Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.v7i2.1345

Palavras-chave:

Avaliação. Planejamento. Tendências pedagógicas.

Resumo

Este texto aborda dois instrumentos pedagógicos auxiliares da prática educativa: o planejamento de ensino e a avaliação da aprendizagem. Neste estudo propõe-se fazer um resgate histórico, buscando contextualizar o processo de planejar e avaliar nas escolas brasileiras, do período da Primeira República aos dias atuais, articulando-os às tendências pedagógicas adotadas em cada momento. Busca-se revelar algumas contradições existentes no planejamento de ensino e na avaliação das aprendizagens, seus avanços e recuos ao longo do desenvolvimento social e econômico do Brasil. Ressalta-se que o ato de planejar, como instrumento de gestão, desenvolveu-se articulado ao setor econômico do País, movido por uma tendência mundial de organização e controle das atividades produtivas no mundo capitalista.

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Publicado

2009-11-12

Como Citar

MONTEIRO MESQUITA, Maria Fátima; MOTA COELHO, Maria Hercília. Breve trajetória histórico-pedagógica do planejamento de ensino e da avaliação da aprendizagem. Dialogia, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 163–176, 2009. DOI: 10.5585/dialogia.v7i2.1345. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/dialogia/article/view/1345. Acesso em: 19 out. 2024.

Edição

Secção

Artigos