Escola inclusiva: demolir preconceitos para reconstruir conceitos

Autores

  • Karla Paulino Tonus Uninove
  • José Ângelo Thimóteo da Silva Uninove

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.v7i2.914

Palavras-chave:

Deficiência. Escola inclusiva. Inclusão. Necessidades especiais.

Resumo

Neste artigo, propõe-se colaborar para o esclarecimento conceitual e prático do que vem a ser a educação inclusiva e a inclusão escolar de alunos em condição de deficiência em salas comuns. Para isso, parte-se de retrospecto histórico sobre a forma como tal condição foi culturalmente encarada pela sociedade do Brasil colônia até nossos dias; procura-se delimitar a significação de terminologias que caem no uso comum, entre as quais “portadores de necessidades especiais” ou “inclusos”. Distinguem-se os papéis da escola comum e o da Educação Especial e o ponto de convergência entre ambas, destacando-se o papel do trabalho em equipe e as responsabilidades de todos os agentes educacionais envolvidos no processo de construção da escola inclusiva.

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Biografia do Autor

Karla Paulino Tonus, Uninove

Mestrado em Fundamentos da educação –Universidade Federal de São Carlos Professora de psicologia e pedagogia – Uninove Bauru – SP [Brasil]

José Ângelo Thimóteo da Silva, Uninove

Professor de língua portuguesa e literatura na rede pública do Estado de São Paulo e, em março/2008, concluinte do curso de Pedagogia para Licenciados na UNINOVE, pólo Bauru. Anteriormente, com especialização pela FAAC/UNESP/Bauru em Formação do Leitor Crítico e aperfeiçoamento pelo Departamento de Fonoaudiologia da FOB/USP/Bauru em deficiências múltiplas.

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Publicado

12.11.2009

Como Citar

TONUS, Karla Paulino; THIMÓTEO DA SILVA, José Ângelo. Escola inclusiva: demolir preconceitos para reconstruir conceitos. Dialogia, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 211–210, 2009. DOI: 10.5585/dialogia.v7i2.914. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/dialogia/article/view/914. Acesso em: 19 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos