O uso das tecnologias como práticas pedagógicas no ensino superior

Autores

  • Honorina Maria Simões Carneiro Instituto Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N27.7613

Palavras-chave:

Ensino Superior, Práticas Pedagógicas, Evolução Tecnológica

Resumo

Esta pesquisa objetiva discutir a relação entre a educação e as novas tecnologias no processo evolutivo do ensino e da aprendizagem na Educação Superior inserida numa sociedade contemporânea, abordando algumas questões desafiadoras, na busca de reflexões em torno das constantes evoluções, especialmente, agregação das ferramentas tecnológicas em sala de aula. A partir disso, buscou-se identificar o papel do educador para  aplicabilidade das diversas mídias no processo de ensino-aprendizagem nas instituições de ensino superior. A tendência da educação contemporânea é firmar a necessidade de que o educando deve vivenciar a aprendizagem de forma dinâmica e significativa. Diante disso, propõe-se nesta pesquisa analisar os benefícios e malefícios da modernidade tecnológica apontando caminhos para uma prática pedagógica que se pretende desconstruir para se reconstruir numa nova perspectiva de ensino e aprendizagem. Para tanto, utiliza-se como fundamentação teórica as ideias de Kenski (2012), Aparici (2012), Braga (2013), Oyama (2014), entre outros estudiosos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Honorina Maria Simões Carneiro, Instituto Federal do Maranhão

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Maranhão (1981), mestrado em Pedagogía Profesional pelo INSTITUTO SUPERIOR PEDAGÓGICO PARA LA EDUCACIÓN TÉCNICA Y PROFESIONAL - CUBA (2000) em convênio com o CEFET-MA. Atualmente é docente do Instituto Federal do Maranhão - IFMA e do Instituto de Ensino Superior Franciscano - IESF. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, e em Educação. Tem seu diploma de mestrado revalidado pela Universidade Estadual do Ceará (2006) na área de Educação. Doutorado em Linguística pelo programa DINTER (Doutorado Interestadual), convênio da UNESP-Araraquara, UFMA e CEFET-MA. É pesquisadora no Grupo de Pesquisa em Ensino de Física do IFMA (GPEF/IFMA) cadastrado no CNPq e certificado pela IES. Participou dos projetos de extensão "Oficina Pedagógica de Ciências" e do Programa de Iniciação à Docência do IFMA/CAPES pelo subprojeto de Licenciatura em Física do IFMA Campus São Luís Monte Castelo.

Downloads

Publicado

19.10.2017

Como Citar

CARNEIRO, Honorina Maria Simões. O uso das tecnologias como práticas pedagógicas no ensino superior. Dialogia, [S. l.], n. 27, p. 79–92, 2017. DOI: 10.5585/dialogia.N27.7613. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/dialogia/article/view/7613. Acesso em: 19 out. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: TICs e a Educação