O uso das tecnologias como práticas pedagógicas no ensino superior

Autores/as

  • Honorina Maria Simões Carneiro Instituto Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N27.7613

Palabras clave:

Ensino Superior, Práticas Pedagógicas, Evolução Tecnológica

Resumen

Esta pesquisa objetiva discutir a relação entre a educação e as novas tecnologias no processo evolutivo do ensino e da aprendizagem na Educação Superior inserida numa sociedade contemporânea, abordando algumas questões desafiadoras, na busca de reflexões em torno das constantes evoluções, especialmente, agregação das ferramentas tecnológicas em sala de aula. A partir disso, buscou-se identificar o papel do educador para  aplicabilidade das diversas mídias no processo de ensino-aprendizagem nas instituições de ensino superior. A tendência da educação contemporânea é firmar a necessidade de que o educando deve vivenciar a aprendizagem de forma dinâmica e significativa. Diante disso, propõe-se nesta pesquisa analisar os benefícios e malefícios da modernidade tecnológica apontando caminhos para uma prática pedagógica que se pretende desconstruir para se reconstruir numa nova perspectiva de ensino e aprendizagem. Para tanto, utiliza-se como fundamentação teórica as ideias de Kenski (2012), Aparici (2012), Braga (2013), Oyama (2014), entre outros estudiosos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Honorina Maria Simões Carneiro, Instituto Federal do Maranhão

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Maranhão (1981), mestrado em Pedagogía Profesional pelo INSTITUTO SUPERIOR PEDAGÓGICO PARA LA EDUCACIÓN TÉCNICA Y PROFESIONAL - CUBA (2000) em convênio com o CEFET-MA. Atualmente é docente do Instituto Federal do Maranhão - IFMA e do Instituto de Ensino Superior Franciscano - IESF. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, e em Educação. Tem seu diploma de mestrado revalidado pela Universidade Estadual do Ceará (2006) na área de Educação. Doutorado em Linguística pelo programa DINTER (Doutorado Interestadual), convênio da UNESP-Araraquara, UFMA e CEFET-MA. É pesquisadora no Grupo de Pesquisa em Ensino de Física do IFMA (GPEF/IFMA) cadastrado no CNPq e certificado pela IES. Participou dos projetos de extensão "Oficina Pedagógica de Ciências" e do Programa de Iniciação à Docência do IFMA/CAPES pelo subprojeto de Licenciatura em Física do IFMA Campus São Luís Monte Castelo.

Publicado

2017-10-19

Cómo citar

CARNEIRO, Honorina Maria Simões. O uso das tecnologias como práticas pedagógicas no ensino superior. Dialogia, [S. l.], n. 27, p. 79–92, 2017. DOI: 10.5585/dialogia.N27.7613. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/dialogia/article/view/7613. Acesso em: 19 oct. 2024.

Número

Sección

Dossiê Temático: TICs e a Educação