Cadernos de Pós-graduação v.17, n.2

(jul./dez.2018)
Publiée: 2018-12-19

Editorial

Educação Quilombola e das Relações Étnico-Raciais, História da África e Cultura Afro-Brasileira e sua presença na BNCC

  • Educação do corpo e relações étnico-raciais sob o olhar de professores

    Kalyla Maroun
    15-33
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v17n2.8409
  • Identidade quilombola e educação escolar quilombola: contribuições a partir da experiência de um quilombo

    Sandra Nivia Soares de Oliveira
    35-54
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v17n2.8429
  • Currículo multicultural como instrumento de empoderamento de escolas quilombolas

    Marcio Antonio Raiol Santos, Carlos Afonso Ferreira Santos
    55-74
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v17n2.8436
  • A formação docente continuada para as relações étnico-raciais no Rio de Janeiro: a experiência do programa de estudo sobre o negro na sociedade brasileira (PENESB/UFF)

    Vitor Leandro de Souza, Tiago Dionísio da Silva, Tatiane Pacheco de Mattos
    75-97
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v17n2.8456
  • Os saberes e fazeres das crianças quilombolas Marajoara-Salvaterra-Pará

    Erica de Sousa Peres, Nazaré Cristina Carvalho
    99-119
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v17n2.10315
  • A lei 10.639/03 e as relações étnico-raciais no ambiente escolar: mudanças e permanências

    Nívea Maria Araújo Santana
    121-140
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v17n2.8865

Artigos

  • Formação de educadores e a educação inclusiva: da sensibilidade ético-política à condição humana

    Marisa Soares
    143-166
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v17n2.7169
  • Desafios e surpresas da inclusão de uma criança cega em sala de aula

    Valquiria Bertuzzi Veronesi, Francisca Eleodora Santos Severino
    167-182
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v17n2.7733
  • Educação, comunicação e mídia: uma abordagem teórica

    Douglas Branco de Camargo, Iris Weiduschat, Alvin Noriler
    183-196
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v17n2.8514
  • Políticas de educação especial: análise do plano de educação (2015 - 2025) e diretrizes da educação especial (2012) de Macapá-AP

    Marcia Maria dos Santos, Maria do Carmo Lobato da Silva, Ilma de Andrade Barleta
    197-221
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v17n2.7647
  • Políticas de Inclusão e a realidade profissional: a experiência de uma graduanda cega no Estágio Curricular Supervisionado

    kalina Salaib Springer, Sabrina Mangrich de Assunção, Yanna D'Angelis de Carvalho Gonçalves
    223-238
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v17n2.7667
  • Educação inclusiva, os desafios para sua efetivação

    Carla Campos de Oliveira Almeida
    239-249
    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v17n2.7716

Resenhas

Revista Completa

  • v. 17, n.2

    DOI: https://doi.org/10.5585/cpg.v17n2.11190