Políticas de Inclusão e a realidade profissional: a experiência de uma graduanda cega no Estágio Curricular Supervisionado

Autores

  • kalina Salaib Springer Universidade Federal de Santa Catarina
  • Sabrina Mangrich de Assunção Universidade Federal de Santa Catarina
  • Yanna D'Angelis de Carvalho Gonçalves Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v17n2.7667

Palavras-chave:

Inclusão. Política educacional. Realidade profissional.

Resumo

Neste texto, abordaremos aspectos relacionados às políticas de inclusão de pessoas com deficiência e seus desdobramentos no que tange à inserção deste indivíduo no mercado de trabalho. Para tanto, relataremos a experiência de uma graduanda cega, em seu estágio curricular obrigatório no curso de Licenciatura Plena da Universidade Federal de Santa Catarina. Percebeu-se, que, mesmo com toda a política de inclusão já existente, a escola e os alunos, não estão preparados para receber um docente cego1. A inclusão envolve a adequação das escolas e da sociedade para receber essas pessoas, de modo a promover a cidadania, como pessoas possuidoras dos mesmos direitos, dentre eles o direito de estudar e trabalhar. 

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Biografia do Autor

kalina Salaib Springer, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas.
Docente da Universidade Federal de Santa Catarina. Santa Catarina – SC – Brasil

Sabrina Mangrich de Assunção, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Santa Catarina – SC – Brasil

Yanna D'Angelis de Carvalho Gonçalves, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Santa Catarina – SC – Brasil

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Publicado

19.12.2018

Como Citar

SPRINGER, Kalina Salaib; ASSUNÇÃO, Sabrina Mangrich de; GONÇALVES, Yanna D’Angelis de Carvalho. Políticas de Inclusão e a realidade profissional: a experiência de uma graduanda cega no Estágio Curricular Supervisionado. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 223–238, 2018. DOI: 10.5585/cpg.v17n2.7667. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/cadernosdepos/article/view/7667. Acesso em: 12 nov. 2024.