Educação do corpo e relações étnico-raciais sob o olhar de professores
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v17n2.8409Palavras-chave:
Educação do corpo. Relações étnico-raciais. Professores. Instituições escolares.Resumo
A questão que se pretende responder aqui é: qual o olhar de professores da área de lingua-gens sobre o tema da educação para as relações étnico-raciais, especialmente aqueles que possuem o corpo como elemento central em suas práticas educativas? Foi realizada análise bibliográfica para a conceituação do termo educação do corpo; exercício analítico apontan-do como processos de educação do corpo podem dar visibilidade ao tema da educação para as relações étnico-raciais na escola; pesquisa de campo representada por entrevistas com três professores de uma escola do município do Rio de Janeiro: uma professora de Artes Cênicas, uma de Educação Física e um professor de Música. Os dados apontaram para duas categorias analíticas: conhecimento sobre as políticas educacionais voltadas ao tema; práticas educativas, curriculares ou não, com foco nas relações étnico-raciais. Ainda que o tema não seja observado nos planejamentos de todos os professores, há uma sensi-bilização para com o mesmo.Downloads
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Publicado
19.12.2018
Como Citar
MAROUN, Kalyla. Educação do corpo e relações étnico-raciais sob o olhar de professores. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 15–33, 2018. DOI: 10.5585/cpg.v17n2.8409. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/cadernosdepos/article/view/8409. Acesso em: 12 nov. 2024.
Edição
Seção
Educação Quilombola e das Relações Étnico-Raciais, História da África e Cultura Afro-Brasileira e sua presença na BNCC