Formação de educadores e a educação inclusiva: da sensibilidade ético-política à condição humana

Autores

  • Marisa Soares Universidade Federal do ABC

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v17n2.7169

Palavras-chave:

Formação docente. Educação Inclusiva. Educação Especial.

Resumo

Esta pesquisa focalizou a educação especial no ensino fundamental, objetivou investigar a convivência cotidiana da inclusão do aluno especial com seus professores, colegas de classe e demais participantes da escola pesquisada. As metodologias utilizadas foram o Estudo de Caso em uma escola municipal e a Revisão Bibliográfica. Descreve-se, a partir dos relatórios desenvolvidos no cotidiano escolar do ensino fundamental de nove anos, uma análise bibliográfica, baseada principalmente pela perspectiva de um processo de ensino e aprendizagem inclusivo da Educação Especial. Consideramos que no atual contexto, o ideal a ser resgatado é a nossa diversidade e nossa integridade humana, pois a condição da Educação relaciona-se reciprocamente com a condição humana. O papel da Educação situa-se na possibilidade da inclusão social, da diminuição das desigualdades e da discriminação para com as pessoas que não tiveram acesso ao ensino, ao trabalho, aos seus direitos e aos meios culturais.

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Biografia do Autor

Marisa Soares, Universidade Federal do ABC

Doutora em educação pela Universidade Nove de Julho. Professora Visitante da Universidade Federal do ABC - Santo André – SP - Brasil

Doutora em educação pela Universidade Nove de Julho. Professora Visitante da Universidade Federal do ABC - Santo André – SP - Brasil

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Publicado

19.12.2018

Como Citar

SOARES, Marisa. Formação de educadores e a educação inclusiva: da sensibilidade ético-política à condição humana. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 143–166, 2018. DOI: 10.5585/cpg.v17n2.7169. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/cadernosdepos/article/view/7169. Acesso em: 12 nov. 2024.