Os Direitos Fundamentais e as Tecnologias da Comunicação e Informação: Grupos de Trabalho do WhatsApp

Autores

  • Maria Cláudia Felten Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.5585/rtj.v6i1.589

Palavras-chave:

Direitos fundamentais. Tecnologia da comunicação.Tecnologia da informação.

Resumo

As tecnologias da comunicação e informação revolucionam as vidas das pessoas e estão sempre sendo reinventadas. A comunicação permite a conexão através de várias tecnologias (celular, e-mail, whatsApp etc) e essa combinada com a tecnologia da informação permite que a notícia circule o mundo e chegue instantaneamente a todos. Os contratos de trabalho sempre tiveram estreita relação com as tecnologias, pois facilitam a comunicação entre empregado e empregador. Uma nova ferramenta quem vem revolucionado as relações de emprego são os grupos de trabalho do WhatsApp, que pela ausência de regulamentação, invadem a vida privada do trabalhador, causando problemas no convívio familiar, na saúde e intimidade, retirando o direito ao lazer, pois promovem a hiperconexão do trabalhador com seu contrato de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Maria Cláudia Felten, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Doutoranda em Direito na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS. Mestre em Direito pela Universidade de Caxias do Sul – UCS. Especialista em Direito e Processo do Trabalho pelo Instituto de Desenvolvimento Cultural – IDC. Especialista em Responsabilidade Civil e Contratos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Coordenadora da Pós-Graduação Lato Sensu no Direito da Faculdade Meridional S/A – IMED, em Porto Alegre/RS. Professora da graduação em Direito do Trabalho I e na disciplina de Estágio Supervisionado em Direito do Trabalho no Instituto Metodista Porto Alegre – IPA. Professora convidada da Pós-Graduação Lato Sensu da IMED, UNIRITTER, Verbo Jurídico, Escola Superior da Advocacia – ESA e da Universidade de Caxias do Sul - UCS. Autora de livros. Advogada. Palestrante.

Publicado

2017-04-01

Como Citar

FELTEN, Maria Cláudia. Os Direitos Fundamentais e as Tecnologias da Comunicação e Informação: Grupos de Trabalho do WhatsApp. Revista Thesis Juris, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 120–143, 2017. DOI: 10.5585/rtj.v6i1.589. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/thesisjuris/article/view/9032. Acesso em: 14 nov. 2024.

Edição

Secção

Artigos