Processo de Avaliação por Pares
Processo de Avaliação pelos Pares
Avaliação inicial - desk review técnico
Realizada pela Equipe Técnica. Consiste na análise do cumprimento das Diretrizes para Autores. É verificado critérios quanto à Submissão, Metadados, Formatação, Normas ABNT, autoria duplicada, plagio e auto plagio. Ao constatar divergências o artigo é arquivado e os autores notificados.
Avaliação pelos Editores – desk review contéudo
Todos os trabalhos submetidos serão avaliados quanto a adequação do trabalho à linha editorial da revista, aspectos formais e metodológicos elementares, entre outros, considerando, ainda, o espaço disponível para publicação.
Processo de Avaliação pelos Pares - double blind peer review
Se aceito pelos Editores, o texto será designado a, no mínimo, dois pareceristas, pelo sistema double blind peer review, que garante a privacidade de autores e avaliadores, para que sejam analisados a sua forma e conteúdo, de acordo com os critérios previamente estabelecidos pelo Conselho Editorial, e emitido o parecer a ser disponibilizado ao autor do trabalho:
- Quando obtemos duas recusas no trabalho, o artigo é rejeitado;
- No caso dos dois pareceristas aceitarem o trabalho, ele é aceito e passa para nova etapa do fluxo editorial;
- Por fim, quando um ou os dois pareceristas solicitam correções obrigatórias, o trabalho é devolvido ao autor, com a solicitação das revisões requeridas. Após retorno dos autores, é iniciada nova rodada de avaliação;
- Cabe ao Editor a decisão final sobre o artigo.
A avaliação dos textos considerará a) a vinculação entre o tema, o desenvolvimento e a conclusão, b) a problematização, c) a justificativa, d) a metodologia e e) o objetivo. É possível que a aceitação da obra seja condicionada a adaptações sugeridas pelo editor ou pelos pareceristas responsáveis.
Segurança e Confidencialidade (Revisão por Pares)
Evite incluir dados confidenciais em ferramentas de Inteligência Artificial (IA), pois algumas plataformas podem armazenar e usar esses dados. Manter a integridade e a confidencialidade dos dados de pesquisa é muito importante. Ao seguir essas diretrizes, os pesquisadores podem utilizar as ferramentas de IA de forma adequada, mantendo os padrões éticos e a integridade das publicações acadêmicas. Os revisores não devem usar a IA para emitir seus pareceres. Todo e qualquer uso da IA na avaliação deve ser claramente exposta no formulario de avaliação. Ver mais sobre o uso de IA na Revista Thesis Juris – clique aqui.