Envíos

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Lista de comprobación para la preparación de envíos

Como parte del proceso de envío, los autores/as están obligados a comprobar que su envío cumpla todos los elementos que se muestran a continuación. Se devolverán a los autores/as aquellos envíos que no cumplan estas directrices.

Directrices para autores/as

SUBMISSÃO DE TRABALHOS - ASPECTOS ÉTICOS, TÉCNICOS E DIREITOS AUTORAIS

Submissão

  1. Usar o template da revista - acesse aqui.
  2. Escolher o idioma do formulário de submissão de acordo com a língua principal do artigo.
  3. Os trabalhos devem ser submetidos exclusivamente pelo site da Revista: Submissões online.
  4. Utilize o campo “Comentários ao editor” (passo 1) para acrescentar informações complementares ao editor e/ou equipe editorial.
  5. Manual - Submissão em 4 passos

AUTORIA, IDIOMA, SEÇÕES, INEDITISMO

Autoria

  1. Não serão admitidas submissões que possuírem mais de dois autores, ressalvados os casos previstos em chamada especial de artigos;
  2. Cada submissão deverá contar, obrigatoriamente, com pelo menos um autor com o título de doutor; O outro autor deve estar cursando no mínimo Stricto Sensu;
  3. Cada autor/coautor só poderá ter um manuscrito em tramitação, entre o início da submissão, e a avaliação final.
  4. Todos os autores estão cientes da submissão e assinaram a Declaração Submissão Artigo, de maneira eletrônica, cujo documento está anexado na submissão. Para assinar seguir as orientações Assinatura Eletrônica do Gov.br
  5. A Declaração deve ser anexada em formato pdf. no item 2 – Transferência do Manuscrito - no momento da submissão. Usar o modelo disponível aqui
  6. Submissões sem a Declaração assinada serão arquivadas. 

Idiomas e seções

  1. A revista aceita submissões em inglês, francês, italiano ou espanhol;
  2. Toda submissão em língua estrangeira é obrigatória ter resumo e palavras chave na língua portuguesa;
  3. Podem ser apresentados à análise da Comissão Editorial Artigos, Estudos, Comentários e Resenhas.

Ineditismo

  1. Os trabalhos devem ser inéditos no Brasil, e não podem ser submetidos à avaliação simultânea em outro periódico, bem como em Eventos Científicos.
  2. Textos já veiculados em eventos não podem ultrapassar um ano de sua divulgação e devem ter a data explicitada.
  3. A Resenhas devem ter no máximo um ano entre o lançamento da obra, e a data da publicação do artigo.

METADADOS – AUTORES E ARTIGO

Autores

  1. Todos os autores devem ser inseridos nos metadados do artigo na plataforma de submissão da revista, uma vez que não é permitido a inclusão de autores após a submissão;
  2. Recomendado que todos tenham cadastro – clique aqui;
  3. Preencher todos os campos do perfil: nome (sem abreviação), e-mail; instituição de vínculo (nome por extenso e sigla), país e resumo da biografia (titulação, instituição, área de atuação, departamento);
  4. Informar o número de Registro ORCID® (Open Researcher and Contributor ID). Caso não possua, fazer o cadastro através do link: https://orcid.org/register. O registro é gratuito;
  5. No campo URL informar o endereço do Currículo Lattes.
  6. Na ausência de um dos critérios acima, a submissão é arquivada, e os autores comunicados.

Artigo

  1. Informar o título do artigo, em português e em língua estrangeira (inglês, francês, italiano ou espanhol);
  2. Não usar caixa alta no título do artigo;
  3. Indicar as palavras-chave com iniciais minúsculas, separadas por ponto e vírgula (quando for nome próprio usar inicial maiúscula).

As submissões com metadados incompletos serão arquivadas

RESUMO EM PORTUGUÊS E EM LÍNGUA ESTRANGEIRA

  1. Até 10 linhas;
  2. Palavras-chave formadas por expressões de no máximo 03 termos, espaçamento entre linhas simples, alinhamento justificado;
  3. As palavras-chave de ambos os resumos devem estar com iniciais minúsculas e separadas por ponto e vírgula, de acordo com a NBR 6028:2021 – Resumos, resenha e resenção. Se for nome próprio usar inicial maiúscula.

FORMATAÇÃO DO ARTIGO EM WORD

  1. Usar o template da revista – clique aqui;
  2. Informar o título do artigo, em português e em língua estrangeira (inglês, francês, italiano ou espanhol) em fonte Times New Roman, tamanho 14, alinhamento centralizado e negrito;
  3. Corpo subdivido em introdução, desenvolvimento, conclusão e referências (apenas o desenvolvimento poderá estar subdividido em itens e/ou subitens e conter a respectiva numeração das seções e subseções - consultar NBR 6024:2012 – Numeração progressiva;
  4. O texto, incluindo espaços, e consideradas as referências, citações, notas, gráficos e mapas, deverá conter o seguinte número de páginas: Artigo científico: de 15 a 30 páginas; Resenha: de 15 a 30 páginas; Estudos e comentários: de 3 a 10 páginas.
  5. No corpo do texto, espaçamento parágrafo 1,5 cm, fonte Times News Roman tamanho 12;
  6. Usar negrito apenas para itens, subitens do desenvolvimento e referências;
  7. Fonte Times News Roman tamanho 11 para citações e notas de rodapé, espaço entre caracteres normal, sem separação de sílabas;
  8. Os quadros, tabelas, gráficos, e ilustrações devem apresentar as respectivas legendas, citando a fonte completa;
  9. Ao final, obrigatoriamente, a lista de referências utilizadas, e citadas no texto;
  10. As citações devem adotar o padrão autor-data, ou seja, não usar notas de referências em nota de rodapé;
  11. Palavras estrangeiras devem ser grafadas em itálico enquanto neologismos ou acepções incomuns devem ser escritas entre “aspas”.

Identificação no artigo

A identificação de autoria do trabalho deve ser removida do arquivo e da opção Propriedades no Microsoft Word:

Iniciar em Arquivo, no menu principal, e clicar na sequência: Arquivo > Informações > Verificar se há problemas > Inspecionar documento > Inspecionar > Propriedades do Documento e Informações Pessoais > Remover tudo. Após removido, fechar a janela pop-up e salvar.

Na ocasião de autocitação usar AUTOR 1, AUTOR 2 para que não prejudique a avaliação as cegas.

Avaliação

  1. Os trabalhos submetidos à Comissão Editorial são avaliados por meio do sistema double blind peer review quanto a seu mérito científico - consulte Processo de Avaliação pelos Pares;
  2. Os artigos são avaliados quanto aos requisitos da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e a estas instruções editoriais na primeira avaliação denominada como desk review técnico;
  3. Todos os trabalhos são submetidos à leitura de, pelo menos, dois pareceristas, garantidos sigilo e anonimato tanto do(s) autor(es) quanto dos pareceristas;
  4. As sínteses dos pareceres, em caso de aceite condicionado ou recusa, são encaminhadas ao(s) autor(es);
  5. O corpo de avaliadores da Revista é formado por pesquisadores brasileiros e estrangeiros que possuam aderência aos temas dos artigos;
  6. A Comissão Editorial pode aceitar ou não os artigos a ela submetidos e, eventualmente, sugerir modificações ao(s) autor(es), a fim de adequar os textos à publicação;
  7. Os autores concordam com a exclusividade de primeira publicação eletrônica do artigo pela Revista Thesis Juris;
  8. A Instituição e/ou qualquer dos organismos editoriais desta publicação não se responsabilizam pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).

NORMAS TÉCNICAS E TABELAS

As normas para citações nos textos a serem publicados na Revista Thesis Juris deverão seguir as determinações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.

Referencias - ABNT NBR 6023:2018 - Informação e documentação - Referências

  1. Elaboração – item 6.3: Alinhadas à esquerda, espaço simples.
  2. Incluir nas referências de artigos eletrônicos o DOI no formato acessível, ou seja com o prefixo https://doi.org/
  3. Os links das referências de documentos eletrônicos devem ser ativos com data de acesso atual;
  4. Devem ser apresentadas em ordem alfabética;
  5. Usar o recurso tipográfico negrito nos títulos que devem ser destacados;
  6. Ao final do artigo, apresentar, obrigatoriamente, a lista de referências citadas no corpo do texto normatizadas em ABNT 6023/2018;
  7. Não indicar o que não foi citado no texto, e vice-versa;
  8. Ao referenciar uma fonte, atente à ordem dos elementos, à pontuação e, principalmente, às informações essenciais que devem ser fornecidas.

Notas de rodapé

  1. Não usar nota de referência/citação pois a revista adota o sistema autor data, ou seja, as referências devem ser reunidas no final do artigo, e as citações no corpo do artigo;
  2. O uso de notas explicativas pode ser empregado.

Citações -ABNT NBR 10520:2023 – norma atualizada em julho 2023

  1. Thesis Juris adota o sistema autor data.
  2. Não usar notas de referência.
  3. O ponto final deve ser usado para encerrar a frase, e não a citação.
  4. Usar aspas simples quando houver aspas dentro da citação.
  5. Usar autores em caixa baixa dentro dos parênteses.
  6. Na citação de pessoa jurídica a escrita é letra maiuscula/minuscula, e as siglas em letras maiusculas.
  7. Tudo que for citado deve estar no texto, e vice-versa.
  8. Há duas maneiras de citar uma fonte: direta (respeitando redação, ortografia e pontuação originais) ou indireta, na qual se usa apenas o conceito da fonte, que não aparece de forma literal ou textual:

Observe: A ironia seria assim uma forma implícita de heterogenia, mostrada conforme a classificação proposta por Authier-Reiriz (1982).

Oliveira e Leonardos (1943, p. 146) dizem que a “[...] relação da série São Roque com os granitos porfiróides pequenos é muito clara".

Outro autor nos informa que “[...] apesar das aparências, a desconstrução do logocentrismo não é uma psicanálise da filosofia [...]” (Derrida, 1967, p. 293).

Através de áudio-conferência, utilizando a companhia local de telefone, um sinal de áudio pode ser emitido em um salão de qualquer dimensão [...] (Nichols, 1993, p. 181).

  1. No caso de o trecho citado ultrapassar 3 linhas, deve-se adotar recuo à direita de 4 cm, justificação do parágrafo sem o uso de aspas, em tamanho 11 e com entrelinhas simples.
  2. Na ocasião de auto citação usar AUTOR 1, AUTOR 2  para que não prejudique a avaliação as cegas.

Unidades de medida

  1. Devem seguir os padrões do Sistema Internacional de Unidades (SI), elaborados pelo Bureau Internacional de Pesos e Medidas (BIPM) - https://www.bipm.org/en/home;
  2. Em casos excepcionais, a unidade adotada deve ser seguida da unidade expressa no SI, entre parênteses.

Tabelas

Para formatação de tabelas: Normas de apresentação tabular do IBGE. 3. Ed. Rio de Janeiro, 1993.

Normas bibliográficas utilizadas

Revista Thesis Juris adota as recomendações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e do IBGE para Tabelas:

NBR 10520:2023 – Citações - Apresentação

NBR 6022:2018 – Apresentação de Artigo em publicação periódica técnica e/ou científica

NBR 6023:2018 – Referencias - Elaboração

NBR 6024:2012 - Informação e documentação – Numeração progressiva das seções de um documento

NBR 6028:2021 - Informação e documentação – Resumo, resenha e resenção.

Artigos

Política padrão de seção

Estudos e Comentários

Política padrão de seção

Entrevistas

O uso de fotos do entrevistado é permitida desde que seja assinada a declaração do uso da foto sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. 

Para colaborar na solicitação de permissão aos detentores legais para uso do conteúdo, disponibilizamos o modelo para envio – clique aqui.

Declaración de privacidad

TERMO DE PRIVACIDADE E CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO

Em observância à Lei nº. 13.709/18 – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), artigos 5º inciso XII, art. 2, inciso IV, art. 4, inciso II, alínea b, a Revista Thesis Juris de forma transparente estabelece sua Política de Privacidade com o TERMO DE PRIVACIDADE E CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO, de forma a respeitar e informar o uso dos dados pessoais, no fluxo de publicação dos artigos.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados de forma intencional para outras finalidades ou a terceiros, com exceção das indexações em bases de dados e diretórios, de acordo com a Declaração de Direito Autoral.

Do Consentimento - Tratamento

Autorizo a Revista Thesis Juris, na condição de agente de tratamento, tratar meus dados pessoais, no sentido de: coletar, utilizar, acessar, transmitir, anonimizar, processar, arquivar, armazenar, eliminar, avaliar.

Dados coletados pela Revista Thesis Juris

Pronome de tratamento

E-mail*

Nome*

Orcid iD

Nome do meio

URL

Sobrenome*

Fone

Iniciais

Fax

Sexo

Endereço Postal

Instituição/Afiliação

País

Assinatura

Resumo da Biografia

 *Obrigatórios para finalizar o cadastro.

Definição de cada tipo de Tratamento

Coletar: no momento do cadastro o autor fornece dados os quais são coletados, arquivados e armazenados no banco de dados da revista. Não coletamos dados sensíveis. O cadastro é feito de maneira espontânea e a senha pessoal e intransferível.

Utilizar: utilizamos alguns dos dados coletados, para inserir nos artigos diagramados que serão publicados, são eles: nome completo, Instituição, e-mail (se autorizado pelos autores), titulação. Tais dados são critérios de avaliação das revistas, por parte da CAPES/Qualis e indexadores. Os indexadores atuais podem ser consultados aqui.

Utilização do e-mail: são enviados e-mails acerca do fluxo editorial, declarações de revisões, números e artigos publicados, chamadas especiais, alterações de Diretrizes e editores. O uso do e-mail no artigo publicado é realizado mediante autorização do autor.

Acessar: acessamos os dados no momento da edição/atualização dos metadados antes da publicação para não termos conflito no deposito do DOI, Orcid id, Currículo Lattes.

Transmitir: como meio de garantir a preservação digital, a revista transmite de forma automática os números publicados para o Sistema LOCKSS e Rede Cariniana. É transmitido, da mesma forma, mas para indexação em repositórios, pelo Open Archives Initiative – OAI.

Anonimizar: para garantir a avaliação às cegas, todos artigos que vão para avaliação, é verificado se consta nomes pessoais em propriedades. Na ocasião de ter nomes, é usada a ferramenta do Word para inspecionar o documento, e retirar as propriedades. O mesmo procedimento é adotado quando o parecerista faz anotações no artigo, e é necessário enviarmos para os autores.

Processar: dados da submissão, são processamos em arquivo XML, ou enviados pelo sistema para a Crossref, com objetivo de gerar o número DOI, e assim viabilizar para o artigo um link persistente, bem como sua individualização.

Arquivar: os dados de cadastro e submissão, tanto as que foram publicadas, como as rejeitadas e arquivadas, ficam no banco de dados da revista, sendo que no primeiro caso são transmitidos para o LOCKSS e Rede Cariniana como Política de Preservação.

Armazenar: os dados de cadastro e submissão, tanto as que foram publicadas, como as rejeitadas e arquivadas, e os cadastros que foram solicitadas exclusão ficam armazenados no banco de dados da revista.

Eliminar: dados de cadastro não são eliminados de forma definitiva, ficam sem papel definido, ou ainda pode ter acesso bloqueado, no caso de autor que cometeu plagio e/ou autoplágio, como definido na Política de Plágio. Dados de submissão não são eliminados para fins de manutenção do histórico do artigo, e emissão de declarações pelos autores e pareceristas, de acordo com o Art. 16 da Lei nº. 13.709/18. Dados das propriedades dos artigos doc. são eliminados em propriedades para manter a integridade da Avaliação por pares cega. A qualquer tempo o usuário é livre para solicitar a exclusão do banco de dados da Revista, e assim não receber mais comunicações da mesma.

Avaliar: os dados de submissão são avaliados quanto ao preenchimento correto para não ter conflito com o DOI, Orcid id, Currículo Lattes e indexação. Todo usuário pode solicitar a atualização de informações, bem como realizá-las em editar perfil.

Toda e qualquer solicitação dos titulares de dados pode ser feita através do e-mail: thesis@uninove.br

  • Algumas solicitações que podem ocorrer: alteração de e-mail, correção de nome quanto à grafia errada, titulação, Instituição, cidade, pais, dentre outras.

Cadastro na Revista

O cadastro na Revista é livre, pessoal e intransferível. A Equipe Editorial não está autorizada a cadastrar usuários, com exceção dos Avaliadores após aceite do convite enviado. Em ambos os casos as senhas são pessoais.

Dados sensíveis e coleta de dados

Afirmamos que a coleta dos dados são todos baseados nas boas práticas e boa fé, e nos princípios da LGPD, e não coletamos dados sensíveis.

Uso de imagens nos artigos

De modo a garantir direitos autorais de imagens com pessoas, fotografias, tabelas e figuras, a revista avalia toda imagem e fonte informada pelos autores, e na falta de autorização adequada não é publicado no artigo.

Consentimento dos usuários – leitores, autores, avaliadores

Diante de todo exposto, e cientes das etapas e consequências de tratamento dos dados pessoais, os autores concordam com o uso de seus dados pessoais para finalidades explicitas nesse TERMO DE PRIVACIDADE E CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO, de forma livre, informada e transparente.

Cumpre esclarecer ainda que esse TERMO pode sofrer alterações, de acordo com alterações da LGPD, ou formas de tratamento do controlador da Revista, e que caso ocorra será amplamente divulgado. 

Equipe Editorial Revista Thesis Juris


Referências

SOUZA, Rosilene Paiva Marinho et al. Lei de Proteção de Dados Pessoais e o Open Journal Systems: política de gestão de dados pessoais em revistas. Brasília: Ibict, 2021. Disponível em: https://www.abecbrasil.org.br/arquivos/Cartilha_01-Lei_de_Protecao_de_Dados_Pessoais_e_o_Open_Journal_System.pdf

BRASIL. Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018. Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/l13709.htm