Transformação digital e COVID-19: estudo de casos múltiplos em micro e pequenas empresas alimentícias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/riae.v21i2.20953

Palavras-chave:

Transformação digital, Marketing multicanal, Micro e pequenas empresas, Pandemia COVID-19.

Resumo

Objetivo do estudo: Analisar o contexto pandêmico em Micro e Pequenas Empresas (MPEs) alimentícias, bem como analisar as transformações digitais ocorridas a partir da adoção de novos canais de comunicação e vendas. Especificamente, em relação às empresas estudadas, objetiva-se analisar o impacto da pandemia de Covid-19, descrever as consequências financeiras da pandemia, as transformações digitais ocorridas em decorrência da pandemia e a adoção de novos canais de comunicação e vendas.

Metodologia/abordagem: Estudo de casos múltiplos com fim descritivo, abordagem qualitativa e análise de conteúdo. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas, considerando a técnica de bola de neve (snowball) e a saturação teórica.

Originalidade/Relevância: Este estudo colabora com o conhecimento e a disseminação de práticas e ações adotadas por Micro e Pequenas Empresas frente à pandemia causada pelo Sars-CoV-2.

Principais resultados: Os resultados da pesquisa apresentam o impacto da pandemia em MPEs do setor alimentício e descrevem como a transformação digital foi impulsionada e acelerada pelo novo cenário. A adoção de canais digitais múltiplos de comunicação e vendas é um dos efeitos da pandemia nos modelos de negócios e estratégias dessas empresas e deve ser mantida e expandida na medida em que atende às mudanças nos hábitos dos próprios consumidores.

Contribuições teóricas e práticas: A pesquisa traz contribuições teóricas e práticas ao analisar os impactos e desafios para MPEs do setor alimentício durante a pandemia e ao descrever ações implementadas para o enfrentamento e superação desse novo cenário. As experiências relatadas no artigo podem contribuir para outras empresas com dificuldades semelhantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erica Santos de Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia – UFU

Mestre em Administração, Universidade Federal de Uberlândia – UFU

Núbia Cristina Fernandes, Universidade Federal de Uberlândia – UFU

Especialista em Gestão de Pessoas, Universidade Federal de Uberlândia – UFU

Juliane Silvestre, Universidade Federal de Uberlândia – UFU

Mestre em Administração, Universidade Federal de Uberlândia – UFU

Vérica Freitas, Universidade Federal de Uberlândia – UFU

Doutora em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Uberlândia – UFU

Verônica Angélica Freitas Paula, Universidade Federal de Uberlândia – UFU

Doutora em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Uberlândia – UFU

Referências

Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – ABRASEL (2020). Quatro meses de portas fechadas: os estragos da pandemia são bem mais profundos para setor de bares e restaurantes. https://rmc.abrasel.com.br/noticias/noticias/quatro-meses-de-portas-fechadas-os-estragos-da-pandemia-sao-bem-mais-profundos-para-setor-de-bares-e-restaurantes-diz-empresario/

Agência Sebrae de Notícias (2020). Na crise, bares e restaurantes têm inadimplência maior que a média. Portal Exame. https://exame.com/pme/na-crise-bares-e-restaurantes-tem-inadimplencia-maior-que-a-media/

Ainin, S., Parveen, F., Moghavvemi, S., Jaafar, N. I., & Shuib, N. L. M. (2015). Factors influencing the use of social media by SMEs and its performance outcomes. Industrial Management & Data Systems, 115(3), 570-588. https://doi.org/10.1108/IMDS-07-2014-0205

Assé, R. (2021). Um ano de pandemia: setor de bares e restaurantes pede socorro. Estado de Minas. https://www.em.com.br/app/noticia/economia/2021/04/09/internas_economia,1255547/um-ano-de-pandemia-setor-de-bares-e-restaurantes-pede-socorro.shtml

Bardin, L. (2016). Análise de conteúdo. Lisboa: 70.

Barreto, M. L., Barros, A. J. D. D., Carvalho, M. S., Codeço, C. T., Hallal, P. R. C., Medronho, R. D. A., Struchiner, C. J., Victora, C. G., & Werneck, G. L. (2020). O que é urgente e necessário para subsidiar as políticas de enfrentamento da pandemia de COVID-19 no Brasil?, 23(Editorial). https://doi.org/10.1590/1980-549720200032

BBC. (2020). Coronavírus: OMS declara pandemia. Recuperado em 18 dezembro, 2021, de https://www.bbc.com/portuguese/geral-51842518

Bernardes, J. R, Silva, B. L. de S., & Lima, T. C. F. (2020). Os impactos financeiros da Covid-19 nos negócios. Revista da FAESF, 4(número especial), 43-47.

Bjorklund, T. A., Mikkonen, M., Mattila, P., & Marel, F. (2020). Expanding entrepreneurial solution spaces in times of crisis: Business model experimentation amongst packaged food and beverage ventures. Journal of Business Venturing Insights, 14. https://doi.org/10.1016/j.jbvi.2020.e00197

Bauer, M.W., & Aarts, B. (2008). A construção do corpus: um princípio para a coleta de dados qualitativos. In Bauer, M.W., & Gaskell, G. (Eds.). Pesquisa Qualitativa com Texto, Imagem e Som. (7a ed, pp 39-63) Petrópolis: Vozes.

Cole, H. S., Denardin, T., & Clow, K. E. (2017). Small Service Businesses: Advertising Attitudes and The Use of Digital and Social Media Marketing. Services Marketing Quarterly, 38(4), 203-212. https://doi.org/10.1080/15332969.2017.1394026

Dickinson, S., & Ramaseshan, B. (2004). An investigation of the antecedents to cooperative marketing strategy implementation. Journal of Strategic Marketing, 12(2), 71–95. https://doi.org/10.1080/0965254042000215159

Ferreira, C. D. A., Campos, R. C., Naves, F. M., Da Silva, W. B., & Fernandes, G. G. (2019). Marketing digital e redes sociais como oportunidade de inovação para micro e pequenas empresas: um estudo realizado com varejistas da cidade de Lavras – MG. Revista Foco, 12(2), 88. https://doi.org/10.28950/1981-223x_revistafocoadm/2019.v12i2.688

Fidelis, F. (2019). Estudo do marketing digital como estratégia de marketing para pequenas e médias empresas do setor alimentício com recursos reduzidos. Artigo de graduação (Curso de Tecnologia em Gestão Empresarial) – Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana. http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/3675

Flick, U. (2009). Introdução à pesquisa qualitativa. (3a ed). São Paulo: Artmed.

Fontanella, B. J. B., Luchesi, B. M., Saidel, M. G. B., Ricas, J., Turato, E. R., & Melo, D. G. (2011). Amostragem em pesquisas qualitativas: proposta de procedimentos para constatar saturação teórica. Cadernos de saúde pública, 27(2), 388-394. https://doi.org/10.1590/S0102-311X2011000200020

Freitas, J. (2020). Minas Gerais pode adotar lockdown nos próximos dias após novo pico do Covid-19. FDR. https://fdr.com.br/2020/06/22/minas-gerais-pode-adotar-lockdown-nos-proximos-dias-apos-novo-pico-do-covid-19/

Gerhardt, T. E., & Silveira, D. T. (2009). Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: UFRGS.

Gil, A. C. (2008). Métodos e técnicas de pesquisa social. (6a ed). São Paulo: Atlas.

Jakitas, R., & Gavras, D. (2020). Na crise do Coronavírus, bares e restaurantes estão entre os que mais demitem. Estadão. https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,na-crise-bares-e-restaurantes-sao-os-que-mais-demitem,70003316957

Lemos da Silveira Santos, L., César Alves, R., & Nunes Tavares de Almeida, K. (2007). Formação de Estratégia nas Micros e Pequenas Empresas: um estudo no centro-oeste mineiro. RAE-Revista de Administração de Empresas, 47(4), 59–73.

Mezzaroba, O., & Monteiro, S. C. (2009). Manual de Metodologia da Pesquisa no Direito. (5a ed, pp 1-344). São Paulo: Saraiva.

Minayo, M.C. (2009). Trabalho de campo: Contexto de observação, interação e descoberta. In: Minayo, M.C.S., Deslandes, S.F., & Gomes, R. (org.). Pesquisa social: Teoria, método e criatividade. (28a ed, pp.61-77). Petrópolis: Vozes.

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA (2020). A pandemia da COVID-19 e as perspectivas para o setor agrícola brasileiro no comércio internacional. Recuperado em 15 de outubro, 2020, de https://www.gov.br/agricultura/pt-br/campanhas/mapacontracoronavirus/documentos/a-pandemia-da-covid-19-e-as-perspectivas-para-o-setor-agricola-brasileiro-no-comercio-internacional

Mintzberg, H., & Waters, J. A. (1985). Of strategies, deliberate and emergent. Strategic Management Journal, 6(3), 257–272. https://doi.org/10.1002/smj.4250060306

Nassif, V. M., Corrêa, V. S., & Rossetto, D. E. (2020). Estão os empreendedores e as pequenas empresas preparadas para as adversidades contextuais? Uma reflexão à luz da pandemia do Covid-19. Regepe - Revista de empreendedorismo e gestão de pequenas, 9(2), 1-12. https://doi.org/10.14211/regepe.v9i2.1880

Neves, M. F. (1999). Um Modelo para Planejamento de Canais de Distribuição no Setor de Alimentos. Tese de Doutorado, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

UOL. (2020). Setor de bares e restaurantes perdeu 1 milhão de empregos, diz Abrasel. https://www.uol.com.br/nossa/noticias/redacao/2020/05/05/setor-de-bares-e-restaurantes-perdeu-1-milhao-de-empregos-diz-abrasel.htm

Perdana, T., Chaerani, D., Achmad, A. L. H., & Hermiatin, F. R. (2020). Scenarios for handling the impact of COVID-19 based on food supply network through regional food hubs under uncertainty. Heliyon, 6(10), 1-22. https://doi.org/10.1016/j.heliyon.2020.e05128

Pigatto, G., Machado, J. D., Negreti, A. D., & Machado, L. M. (2017). Have you chosen your request? Analysis of online food delivery companies in Brazil. British Food Journal, 119(3), 639-657. https://doi.org/10.1108/BFJ-05-2016-0207

Pinheiro, C. (2020). Grande estudo mostra como o Coronavírus chegou e se espalhou pelo Brasil. Recuperado em 18 dezembro, 2021, de https://saude.abril.com.br/medicina/grande-estudo-mostra-como-o-coronavirus-chegou-e-se-espalhou-pelo-brasil.

Priyono, A., Moin, A., & Putri, V. N. A. O. (2020). Identifying Digital Transformation Paths in the Business Model of SMEs during the COVID-19 Pandemic. Journal of Open Innovation: Technology, Market, and Complexity, 6(4), 1-22. https://doi.org/10.3390/joitmc6040104

Rezende, A. A., Marcelino, J. A., & Miyaji, M. (2020). A reinvenção das vendas: as estratégias das empresas brasileiras para gerar receitas na pandemia de covid-19. Boletim de Conjuntura (BOCA), 2(6), 53-69. https://doi.org/10.5281/zenodo.3834095

Richardson, R. J. (1999). Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas.

Rangaswamy, A., & Bruggen, G. H. V. (2005). Opportunities and challenges in multi-channel marketing: An introduction to the special issue. Journal of Interactive Marketing, 19(2), 5–11. https://doi.org/10.1002/dir.20037

Saarikko, T., Westergren, U. H., & Blomquist, T. (2020). Digital transformation: Five recommendations for the digitally conscious firm. Business Horizons, 63(6), 825-839. https://doi.org/10.1016/j.bushor.2020.07.005

Salomão, K. (2020). Um em cada quatro bares e restaurantes no Brasil fecharam as portas de vez. Portal Exame. https://exame.com/pme/um-em-cada-quatro-bares-e-restaurantes-no-brasil-fecharam-as-portas-de-vez/

Secretaria de Comunicação da UnB. (2020). Pesquisa avalia impactos econômico e social da pandemia no setor de alimentação. UnB Notícias. https://noticias.unb.br/117-pesquisa/4382-pesquisa-avalia-impactos-economico-e-social-da-pandemia-no-setor-de-alimentacao

Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE (2019). Bares e restaurantes: um setor em expansão. https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/bares-e-restaurantes-um-setor-em-expansao,1038d53342603410VgnVCM100000b272010aRCRD

Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE (2020). O impacto da Covid-19 no setor de Alimentos e Bebidas: conheça o impacto do novo coronavírus nos negócios e estratégias para enfrentar a crise. https://atendimento.sebrae-sc.com.br/inteligencia/relatorio-de-inteligencia/o-impacto-da-covid-19-no-setor-de-alimentos-e-bebidas

Silva, M. A., Rosa, A. C. M., Buongermino, A. C. C. B. S., & Santos, D. S. (2021, Junho 18-19). A Importância do Marketing Digital frente à Pandemia “COVID-19”. [Sessão de trabalhos]. Congresso de Logística das Faculdades de Tecnologia do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza – FATECLOG, Mogi das Cruzes, SP, Brasil.https://fateclog.com.br/noticias/anais-dos-artigos-do-xii-congresso-fateclog/382

Stephen, A. T., & Galak, J. (2012). The effects of traditional and social earned media on sales: A study of a microlending marketplace. Journal of Marketing Research, 49(5), 624-639. https://doi.org/10.1509/jmr.09.0401

Valos, M. J., Polonsky, M., Geursen, G., & Zutshi, A. (2010). Marketers' perceptions of the implementation difficulties of multichannel marketing. Journal of strategic Marketing, 18(5), 417-434. https://doi.org/10.1080/0965254X.2010.497845

Vinhas, A. (2020). Bares e restaurantes demitem 1 milhão e fecham 20% dos negócios. R7 Economia. Recuperado em 14 abril, 2022, de https://noticias.r7.com/economia/bares-e-restaurantes-demitem-1-milhao-e-fecham-20-dos-negocios-12052020

Vinuto, J. (2014). A amostragem em bola de neve na pesquisa qualitativa: um debate em aberto. Temáticas, Campinas, 22(44), 203-220. https://doi.org/10.20396/tematicas.v22i44.10977

Webb, K.L., & Hogan, J.E. (2002). Hybrid channel conflict: Causes and effects on channel performance. Journal of Business & Industrial Marketing, 17(5), 338–356. https://doi.org/10.1108/08858620210439031

Weinberg, B. D., Parise, S., & Guinan, P. J. (2007). Multichannel marketing: Mindset and program development. Business Horizons, 50(5), 385-394. https://doi.org/10.1016/j.bushor.2007.04.002

Yin, R. K. (2001). Estudo de caso: planejamento e métodos. 2a ed. Porto Alegre: Bookman.

Zhang, J., Farris, P. W., Irvin, J. W., Kushwaha, T., Steenburgh, T. J., & Weitz, B. A. (2010). Crafting integrated multichannel retailing strategies. Journal of Interactive Marketing, 24(2), 168–180. https://doi.org/10.1016/j.intmar.2010.02.002

Publicado

30.06.2022

Como Citar

Oliveira, E. S. de, Fernandes, N. C., Silvestre, J., Freitas, V., & Paula, V. A. F. (2022). Transformação digital e COVID-19: estudo de casos múltiplos em micro e pequenas empresas alimentícias. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 21(2), e20953. https://doi.org/10.5585/riae.v21i2.20953

Edição

Seção

Enfrentamento e respostas estratégicas a crises e incertezas