A Behavioral Theory of the Firm: uma análise crítica

Autores

  • Evelyn Gomes Bernardo Universidade Nove de Julho - SP
  • Alberto de Matos Foresto Universidade Nove de Julho - SP
  • Ivano Ribeiro Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v16i2.2545

Palavras-chave:

Estratégia

Resumo

O livro “A Behavioral Theory of The Firm”, representado como uma das ferramentas de gestão mais influente de todos os tempos publicado inicialmente em 1963 pelos autores Richard M. Cyert & James G. March (1992), que desenvolveram construções teóricas que se tornaram base de estudos para pesquisas organizacionais em gestão, economia, ciência política e sociologia até os dias atuais. Neste texto, abordaremos suas construções teóricas, por meio de uma resenha crítica que buscou revisar os nove capítulos que compõem o livro, discutindo implicações desta teoria sobre os estudos organizacionais. As contribuições do trabalho fornecem conceitos e perspectivas teóricas em estudos organizacionais, destacando seu avanço em teorias como: teoria institucional, ecologia populacional e a economia organizacional.  Apontando possíveis estudos que podem contribuir para enriquecermos a discussão sobre as novas perspectivas para estudos em tomada de decisão.

 

Palavras-chave: Comportamento Organizacional, Tomada de decisão e Organizações.

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Biografia do Autor

Evelyn Gomes Bernardo, Universidade Nove de Julho - SP

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA) da Universidade Nove de Julho (UNINOVE), com Mestrado Profissional em Administração - Gestão Ambiental e Sustentabilidade da Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Atua no desenvolvimento de pesquisas em Agricultura Familiar, Organizações e Gestão Ambiental. E-mail: evelynbernardo21@gmail.com.br

Alberto de Matos Foresto, Universidade Nove de Julho - SP

É Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho (2010) e Tecnólogo Gestão Financeira pela Faculdade Carlos Drummond de Andrade (2006). Pós-Graduação em Administração de Negócios pela Universidade Mackenzie (2009) e MBA em Gestão Financeira e Orçamentaria pela Universidade Nove de Julho (2012). Mestre em Administração ? Governança Corporativa pela Faculdades Metropolitanas Unidas FMU (2015). Doutorando pela Universidade Nove de Julho (2016). Tem experiência no mercado financeiro como gerente de investimentos pelo Banco Santander no período de 7 anos. Certificação de Fundos de Investimentos Anbima CPA 20. Participei de projeto de integração tecnológica de Banco Real com o Banco Santander em 2010 em Minas Gerais. Minha linha de Pesquisa no mestrado está envolvendo Governança Corporativa no Mercado de Capitais. Atualmente atuando como professor da Universidade Nove de Julho (Uninove) Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Tecnologia em Gestão Financeira. Contato:a-foresto@uol.com.br

Ivano Ribeiro, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Doutor em Administração pela Universidade Nove de Julho - Uninove / SP (2016). Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Paraná - PPGADM / UFPR (2012). Especialista em Gestão Estratégica pela UNIOESTE (2008). Especialista em Ciências Sociais Aplicadas à Analise Regional pela UNIOESTE (2006). Bacharel em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2004). Professor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas e da linha de Estratégia e Competitividade do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Administração da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Pesquisa principalmente na área de Estratégia e Tomada de Decisão com ênfase em métodos quantitativos - análise de dados numéricos e estatística multivariada.

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Publicado

01.06.2017

Como Citar

Bernardo, E. G., Foresto, A. de M., & Ribeiro, I. (2017). A Behavioral Theory of the Firm: uma análise crítica. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 16(2), 141–150. https://doi.org/10.5585/ijsm.v16i2.2545

Edição

Seção

Resenhas de Livros e Resenhas Críticas