Influência da aprendizagem organizacional e da inovação no desempenho organizacional de empresas do setor vinícola
DOI:
https://doi.org/10.5585/ijsm.v16i2.2429Palavras-chave:
Aprendizagem Organizacional. Inovação. Desempenho Organizacional. Setor Vinícola.Resumo
O presente estudo tem por objetivo analisar a influência da aprendizagem organizacional e da inovação no desempenho organizacional de empresas do setor vinícola. A aprendizagem organizacional foi verificada por meio da aquisição do conhecimento, distribuição da informação, interpretação da informação e memória organizacional. Já a inovação foi dividida em administrativa, de produto e de processo. Estudos anteriores sugerem a interação da aprendizagem organizacional, da inovação e do desempenho organizacional. A pesquisa foi quantitativa, descritiva e causal, com método survey com corte transversal. O tratamento dos dados deu-se por meio de modelagem de equações estruturais. A amostra foi de 54 respondentes. Os resultados do modelo proposto mostraram a dimensão que melhor explicou a aprendizagem organizacional foi distribuição da informação; e, para a inovação, foi a de produto. Por último, percebeu-se que a aprendizagem organizacional influencia a inovação e que a inovação influencia o desempenho organizacional; no entanto, não foi encontrada a influência direta da aprendizagem organizacional sobre o desempenho organizacional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Revista Ibero-Americana de Estratégia – RIAE

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Resumo 220
- pdf 188