Estratégia do Oceano Azul: relato de implantação em um setor em crise
DOI:
https://doi.org/10.5585/ijsm.v14i4.2237Palavras-chave:
Estratégia do Oceano Azul, Formação de Estratégias, Curva de ValorResumo
Este relato tecnológico apresenta alguns dos elementos facilitadores e dificultadores para se implantar a metodologia Estratégia do Oceano Azul (EOA). A empresa estudada passava por uma situação competitiva intricada, com redução de demanda e excesso de oferta. Com o uso de alguns dos pressupostos da EOA, a empresa redefiniu estratégias competitivas reduzindo sua exposição à rivalidade tipicamente encontrada em setores maduros. O artigo narra a construção da curva de valor, que tomou 540 horas em entrevistas e diversos grupos de foco. Como resultados, entre outros elementos, destaca-se a importância da criação de sentido (sensemaking) e da heterogeneidade de fontes de informação. Diante da riqueza dos achados, considera-se que este relato contribua para o campo da Estratégia Empresarial. Entre outros, o relato descreve a formação das equipes, mecanismos de coleta de dados e desenvolvimento da curva de valor.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estratégia – RIAE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.