Estratégia do Oceano Azul: relato de implantação em um setor em crise

Autores

  • Edson Ricardo Barbero Fundação Álvares Penteado
  • Bruno Nascimento Vieira Fundação Instituto de Administração

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v14i4.2237

Palavras-chave:

Estratégia do Oceano Azul, Formação de Estratégias, Curva de Valor

Resumo

Este relato tecnológico apresenta alguns dos elementos facilitadores e dificultadores para se implantar a metodologia Estratégia do Oceano Azul (EOA). A empresa estudada passava por uma situação competitiva intricada, com redução de demanda e excesso de oferta. Com o uso de alguns dos pressupostos da EOA, a empresa redefiniu estratégias competitivas reduzindo sua exposição à rivalidade tipicamente encontrada em setores maduros. O artigo narra a construção da curva de valor, que tomou 540 horas em entrevistas e diversos grupos de foco. Como resultados, entre outros elementos, destaca-se a importância da criação de sentido (sensemaking) e da heterogeneidade de fontes de informação. Diante da riqueza dos achados, considera-se que este relato contribua para o campo da Estratégia Empresarial. Entre outros, o relato descreve a formação das equipes, mecanismos de coleta de dados e desenvolvimento da curva de valor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edson Ricardo Barbero, Fundação Álvares Penteado

Mestrado Profissional em Administração de Empresas

Bruno Nascimento Vieira, Fundação Instituto de Administração

MBA Gestão Empresarial

Downloads

Publicado

01.12.2015

Como Citar

Barbero, E. R., & Vieira, B. N. (2015). Estratégia do Oceano Azul: relato de implantação em um setor em crise. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 14(4), 135–148. https://doi.org/10.5585/ijsm.v14i4.2237

Edição

Seção

Artigos Tecnológicos